NÃO-ME-TOQUE – Dr. Piva recebe título de Cidadão Benemérito

Postado em 11 janeiro 2017 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O médico Antônio Vicente Piva recebeu o título de Cidadão Benemérito de Não-Me-Toque, no Plenário da Câmara de Vereadores Otto Stahl, na noite de 20 de dezembro, na presença de autoridades, familiares e amigos que o conhecem desde sua trajetória de vida na medicina, e também na política, como ex-prefeito e vice durante 16 anos. O Dr. Piva é não-me-toquense nascido no dia 16 de novembro de 1956.

Fizeram a entrega da placa do Título de Cidadão Benemérito a presidente da Câmara de Vereadores Paula Samuel van Schaik, a prefeita Teodora Lütkmeyer e o autor do projeto de homenagem, o vereador Gilson dos Santos (PTB).
– Nós somos temporários aqui nessa terra e temos que deixar a nossa marca.
Eu acredito que cada um deve deixar a sua marca da sua forma de ser, de agir, eu desempenho meu trabalho expressando meu jeito de ser – comentou Piva, em seu pronunciamento.

Depois de falar sobre sua trajetória, tirando do bolso o Certidão de Nascimento, agradeceu a presença dos familiares e dos amigos,
– Acho que a vida me ofereceu tudo o que eu tinha de melhor e mais uma vez, só tenho a agradecer a todas as pessoas com quem convivi, trabalhei e aprendi, mas especialmente a minha esposa Bernadete. Muito obrigado por tudo o que você representa para mim – conclui o homenageado.

O vereador Gilson dos Santos ressaltou que, embora tenha sido o autor do projeto que concede o Título de Cidadão Benemérito, Piva deveria recebê-lo em nome da comunidade não-me-toquense, que o reconhece como grande líder e benfeitor.
– Essa homenagem destaca três características marcantes de sua personalidade: o ser humano, o profissional e o político. Piva é a pessoa mais amável e querida que já conheci; o médico competente de todas as pessoas e de todas as horas, reconhecido inclusive por seus colegas; como homem público, contribuiu e continua contribuindo com entidades, exerceu uma carreira exemplar na política, deixando uma marca na história. Podemos usar o Piva como exemplo de vida – destacou Gilson dos Santos.

Companheira de política e amiga, a prefeita Teodora ressaltou sua alegria em poder conferir a homenagem ao ex-prefeito.
– Se estou prefeita foi porque você me escolheu para concorrer contigo. Como companheiros no Executivo Municipal, dizia sempre à equipe, “eu quero resolutividade”, prova de sua capacidade como gestor, sem nunca abandonar o traço mais conhecido de sua personalidade, a bondade, a gentileza e o grande senso de justiça.

Também ressaltou seu legado como prefeito, muitas obras, especialmente pavimentação, habitação, educação, ação social e a qualificação na saúde, o que levou NMT a conquistar elevados índices de indicadores sociais.

A presidente do Legislativo confirmou que falar do Dr. Piva é fácil para qualquer pessoa.
– Hoje prestamos homenagem em nome da comunidade que será eternamente agradecida pelo médico que cuida das pessoas sem distinção e pelo homem público que honrou e correspondeu com a confiança recebida nas urnas – destacou Paula Samuel van Schaik.

Histórico do homenageado

Antônio Vicente Piva, 31 anos de medicina e liderança comunitária, vice prefeito e prefeito por dois mandatos consecutivos

Antônio Piva auxiliava seu pai no atendimento aos clientes do pequeno restaurante da família. A decisão em cursar medicina foi impulsionada pelos comentários de sua mãe a respeito de um médico que atendia em NMT, o Otto Stahl, “que era muito bondoso”.

Em 1976 frequentou dois semestres do curso pré-vestibular no colégio La Salle.

No ano seguinte passou no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria.

Em 1982 foi para Porto Alegre realizar estágio, fazendo residência médica no Hospital Ernesto Dornelles com especialização em cirurgia.

Retornando a Carazinho em 1986 inicia sua trajetória profissional, um ano depois em NMT. Em 1987, também nascia seu primeiro filho, Felipe e dois anos depois, Amanda. Em 1997 realizou especialização em endoscopia digestiva na Fugast (Fundação de Gastrenterologia Universitária do Rio Grande do Sul) conquistando o título de Especialista em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

Exerceu o cargo de Diretor Técnico do Hospital Beneficência Alto Jacuí em Não-Me-Toque, foi escolhido como Amigo da Brigada Militar ano em que a corporação comemorava 150 anos no Rio Grande do Sul. Também 1987, ingressou no Lions Clube, presidindo a entidade entre os de 1992 a 1993.

Atuou por mais de 10 anos como médico voluntário do Russo Preto. Em 1998 foi escolhido presidente do clube.

Na política sua primeira filiação foi no Partido Democrático Brasileiro (PDT), ainda no mandato de Alceu Colares como governador do Estado. Alguns anos depois, convidado por Nei Cesar Mânica, passou para os quadros do Partido Democrático Social (PDS), atual Partido Progressista (PP).

Em 2000 concorreu a vice-prefeito pelo PP nas eleições e em 2004 voltou a concorrer ao lado de Armando Roos, sendo reeleitos. Em 2008, com a vice Teodora Lütkemeyer, venceu eleição municipal tornando-se prefeito e reeleito no ano de 2012. Então em 2014, após 13 anos e três meses, renuncia pondo seu nome como pré-candidato a deputado estadual. Hoje, o médico Antônio Piva continua atendendo a comunidade com o mesmo carisma e integridade, mantendo seus olhos voltados a necessidade do próximo.
“Na vida tudo tem seu tempo. Tem o tempo de começar e o tempo de encerrar um ciclo, para logo adiante iniciar uma nova etapa”, destaca Piva.

(Jornal A Folha do Sul)

Postado em 11 janeiro 2017 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop