NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal declara guerra aos percevejos

Postado em 08 dezembro 2016 07:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A busca por soluções inovadoras para suprir as demandas do produtor na lavoura é uma característica da Cotrijal. E foi com esse pensamento que a cooperativa atualizou as ações do programa Monitora, que para esta safra de verão (2016/17) terá como foco principal o combate ao percevejo.

Pesquisas e estratégias de combate à praga fazem parte do programa que chega ao conhecimento de produtores e associados da cooperativa. “O percevejo está em nossa lavoura o ano todo e só contabilizamos as perdas na hora da colheita”, disse o associado Paulo Sirena, que na noite desta segunda-feira (5) participou do evento de lançamento do programa na Bier Site, em Carazinho.

A opinião de Sirena é compartilhada pelos cerca de 300 produtores que acompanharam esse primeiro evento, de um total de quatro que serão realizados na área de abrangência da cooperativa, com o objetivo de alertar especialmente para o cuidado com um inseto que pode causar grande dano à cultura da soja. “A Cotrijal está correta em propor essa forma de monitoramento. Se ficarmos parados o dano será grande”, avaliou o associado, que estima que na última safra de soja o dano causado pelo percevejo ficou em 8%.

TODOS CONTRA O PERCEVEJO
O coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal, Fernando Geraldo Martins, alertou os produtores para as artimanhas do percevejo, que está ambientado com o sistema de plantio direto, o que permite que ele fique o ano todo nas lavouras. “O objetivo é desenvolver estratégias em conjunto para que todos nós possamos manejar de forma correta esse inseto. Caso contrário vamos continuar aplicando inseticidas sem a eficácia que a gente espera”, disse Martins, ao apresentar dados que comprovam que as perdas causadas por percevejos na cultura da soja podem chegar a 12 sacos por hectare.

O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Juliano Tiago Recalcatti, explicou que a cooperativa está cercando-se de todas as informações e parceiros que possam auxiliar no desafio de entender a estratégia adequada para o controle do percevejo. Assim como ocorreu em outras ocasiões, a ideia é introduzir alternativas de manejo e controle para ter uma recomendação local. “É uma praga que ao longo dos anos vem aumentando sua população e consequentemente as perdas em produtividade. Assim, nós vimos como nossa missão convocar o nosso produtor para essa guerra. Todos contra o percevejo”.

O QUE É O MONITORA
O Programa Monitora, que tem como slogan “Sua lavoura sob controle”, objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle. Através dele, a cooperativa vai fornecer aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle.

Para a safra 2016/17, o foco está no desenvolvimento de ações para o combate ao percevejo, com o slogan “Todos contra o percevejo”.

PRÓXIMOS ENCONTROS
Terça-feira – Lagoa Vermelha
Quinta-feira – Não-Me-Toque
Sexta-feira – Passo Fundo

(Fernando Oliveira Teixeira – Desenvolvimento Cooperativista – Jornalismo)

Postado em 08 dezembro 2016 07:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop