IBIRUBÁ – Ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti: fundamental a união de todos

Postado em 01 dezembro 2016 07:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Comitê de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti se reuniu no dia 18/11 para discutir a situação de infestação no município e planejar ações de combate.

A reunião foi aberta pela secretária de Saúde Ilse Hübner, que deu as boas-vindas a todos os integrantes. Ilse também fez um alerta de que é necessário redobrar os cuidados em relação ao mosquito. “O verão está chegando e as temperaturas altas com o acúmulo de água são condições favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, alertou ela.

Leonardo Maffi, agente de Fiscalização da Vigilância Sanitária, fez um relato geral das ações que já foram realizadas, já que Ibirubá é um município considerado infestado. “Hoje estamos com um índice de 2% de infestação. No verão passado estávamos com um índice de 5,5 a 6%. Melhoramos muito, mas ainda estamos acima do nível considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%”, informou o agente.

Maffi distribuiu aos presentes, um folder explicativo “A gente precisa ter uma conversa séria com você!”. O material apresenta os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, Zika, Dengue e Chikungunya; informações de prevenção da Microcefalia na gestação; ciclo do mosquito; e dicas de como as pessoas podem contribuir para interromper o ciclo de vida do Aedes aegypti.

O Comitê ainda discutiu outras ações de divulgação e que deverão ser implementadas, como:
• confecção de banners de alerta e conscientização para colocação em lugares públicos de grande circulação de pessoas;
• uso de dois outdoors, de propriedade do Município junto à ERS 223, com mensagens de combate;
• elaboração de projeto a ser desenvolvido junto às escolas municipais no ano de 2017;
• utilização dos meios de comunicação para a conscientização da comunidade, principalmente das emissoras de rádio;
• novo cronograma de recolhimento de entulhos e outros objetos junto à comunidade.

A enfermeira Joice Marques informou que as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) e os Agentes de Combate à Endemias (ACEs) estão realizando mutirões de visitação à comunidade em parceria com as Unidades de Saúde. “A meta é atingir 100% das residências até o final de dezembro”, salientou Joice.

No geral, a comunidade ibirubense tem reagido favoravelmente às ações realizadas. Casos pontuais são analisados e discutidos. A previsão é de que teremos um verão muito quente. “As ações que foram realizadas já passaram.

Precisamos fazer tudo novamente”, explicou Maffi. O Setor da Vigilância Sanitária do município reconhece que é difícil a mobilização de todos da comunidade. “Por isto, é importante batermos repetidamente em cima do assunto”, sugeriu a secretária Ilse.

Os resultados virão de acordo com a capacidade de mobilização do setor público aliado com a comunidade. Cada um deve fazer a sua parte.

Postado em 01 dezembro 2016 07:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop