NÃO-ME-TOQUE – Outubro Rosa, importância e dúvidas na realização do exame de Mamografia

Postado em 29 outubro 2016 07:43 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Outubro é o mês do movimento “Outubro Rosa”, que chama atenção para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce pelo mundo. A campanha divulga a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Diante da importância e de algumas dúvidas mais frequentes sobre o exame de Mamografia, a Assessoria de Comunicação do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, conversou com a Técnica de Radiologia da instituição, Kátia Cilene Landin. Confira:

Assessoria HNDJB: Qual a idade média para realização da primeira mamografia?
Kátia: A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia entre os 35 a 40 anos, sendo realizado anualmente. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado.

Assessoria HNDJB: Por que a mama precisa ser comprimida?
Kátia: A mama precisa ser comprimida para que as imagens tenha uma alta qualidade e definição melhorando o diagnóstico, além disso com a compressão da mama a quantidade de radiação utilizada diminui muito.

Assessoria HNDJB: O exame de ultrassonografia substitui a mamografia?
Kátia: Não, nenhum outro exame substitui a mamografia no diagnóstico do câncer, a ultrassonografia complementa o exame de mamografia.

Assessoria HNDJB: A mamografia causa mesmo dor, ou seria mais um medo das mulheres?
Kátia: Há um certo desconforto na compressão da mama que e totalmente suportável, em questão de segundos a radiação e disparada e a mama e descomprimida automaticamente o que torna o exame muito rápido.

Assessoria HNDJB: Falando ainda sobre alguns mitos que cercam a realização do exame. Alguns relatos afirmam que a realização da mamografia, aumentaria a chance de ser ter o câncer. É válida essa questão?
Kátia: Algumas pessoas pensam que pôr a mama ser comprimida pode “causar o câncer” mas isso e um mito, todos os aparelhos são calibrados com a quantidade certa que cada mama deve ser comprimida.

Assessoria HNDJB: Qual a qualidade e clareza do exame de mamografia digitalizada, exame disponível no Hospital Notre Dame Júlia Billiart?
Kátia: Aqui em nossa instituição temos um mamógrafo digitalizado onde as imagens são de excelente qualidade, lesões milimétricas podem ser diagnosticadas, o que facilita muito o diagnóstico precoce da doença.

Assessoria HNDJB: Para finalizar e como nunca é demais repetir, qual a importância da realização da mamografia?
Kátia: A mamografia salva vida. O diagnóstico precoce e a chave para um tratamento bem-sucedido, e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

(Assessoria de Comunicação do Hospital Notre Dame Julia Billiart)

Postado em 29 outubro 2016 07:43 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop