IBIRUBÁ – Grupo D’Olho na Qualidade conclui estudos

Postado em 13 outubro 2016 06:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Cotribá formou neste ano mais uma turma no Programa D’Olho na Qualidade, a primeira etapa do Qualidade Total Rural (Q.T. Rural). O grupo de produtores participou de seis encontros em setembro, dos quais quatro foram nas propriedades, onde puderam vivenciar a prática da teoria que aprenderam nas aulas.

Conforme o coordenador do projeto, Eleandro Augusto da Silva, o treinamento foi bastante positivo já que todos puderam observar as mudanças acontecerem, não só nas propriedades mas na mentalidade dos participantes.

– O programa incentiva uma certa mudança de comportamento orientada para melhor organização e gestão da propriedade. Com o curso, essa mudança foi proposta da maneira correta e com abordagens bem pontuais pelo instrutor. É importante salientar que foi um começo, mas que o processo deve ser contínuo – explica.

Segundo ele, outra turma deverá realizar a primeira etapa, ou seja, o D’Olho na Qualidade e no ano que vem os integrantes dos dois grupos iniciam juntos o Q.T Rural.

O programa
Atuar no combate aos desperdícios, na otimização dos recursos, aumento de produtividade e renda e na melhoria do bem-estar físico, mental e social dos seus associados é o principal objetivo da Cotribá ao disponibilizar um curso de qualificação direcionado especificamente a produtores rurais.

O programa, denominado “Qualidade Total Rural”, é uma parceria com o SEBRAE/RS e acontece em duas etapas. A primeira fase, conhecida como “De olho na qualidade rural”, visa à implementação do Programa 5S, que em japonês onde a metodologia foi criada significa: Descarte (senso de arrumação); Organização (senso de ordenação); Limpeza (senso de limpeza); Higiene (senso de asseio a saúde); e, Ordem Mantida (senso de autodisciplina). Já a segunda fase, “Gestão da Qualidade Rural”, direciona para a melhoria da renda da propriedade por meio de uma mudança comportamental através da utilização de ferramentas de gestão.

Estes cursos são realizados pela Cotribá, através do SEBRAE, há mais de 10 anos. Os grupos de estudo ficaram conhecidos como Q.T. e algumas turmas estão ativas até hoje.

(Assessoria de Comunicação da Cotribá)

Postado em 13 outubro 2016 06:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop