Emater/RS-Ascar em Porto Alegre sedia lançamento da Semana da Alimentação

Postado em 13 outubro 2016 06:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

“Há mais de 60 anos, a Emater incentiva a produção de alimentos em quantidade e qualidade, para suprir as necessidades da população”, anuncia o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, no final da tarde desta segunda-feira (10/10), em Porto Alegre, no lançamento da Semana da Alimentação RS 2016.

Realizada no auditório da Emater/RS-Ascar, a cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes de entidades parcerias na realização da Semana da Alimentação, realizada no RS há 13 anos.

Para Kuhn, a Emater/RS-Ascar tem importância fundamental no atendimento à demanda de alimentos. “Precisamos produzir 35% a mais até 2030 para atender à demanda mundial de alimentos”, ressaltou, ao destacar que 46% do PIB do RS vem da agricultura, “e é aí que entra o incansável e trabalho de nossos técnicos e extensionistas, na inclusão social e produtiva de nossos agricultores, que garantem o alimento de qualidade e quantidade a toda a população”, observou.

Representando o governador José Ivo Sartori, o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Catarina Paladino, avalia que o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, representa a reafirmação dos desafios. “É importante que cada entidade atue nos municípios, reconhecendo as particularidade e potencialidades”, disse, ao considerar a Semana como uma oportunidade “para que sejam discutidas e definidas as responsabilidade de o que e para quem produzir os alimentos”.

Paladino explica que é preciso buscar elementos e entendimento político para que o Rs cresça e se consolide como uma referência na produção de alimentos.

A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, Jacira Conceição dos Santos, e a coordenadora da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional, Maísa Beltrame Pedroso, defenderam a realização da Semana da Alimentação como uma oportunidade para que hábitos de consumo mais saudáveis sejam difundidos e incentivados, favorecendo o direito a uma alimentação saudável.

“Se consumirmos menos de 250 quilos de alimentos por ano estamos no considerado estado de insegurança alimentar”, analisou o assessor especial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Osmar Rodin, ao apresentar índices de consumo de carne, frutas, verduras, raízes e tubérculos., destacando que “nos encaminhamos para alimentar 2 milhões a mais de pessoas no mundo” e lamentando o grande desperdício de alimentos, “que precisa ser combatida com melhoria no transporte e distribuição de renda”.

PIONEIRISMO GAÚCHO
O ex-presidente do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/RS), Edni Oscar Schroeder, salienta a importância da Semana como espaço de debate sobre o direito à alimentação e destaca que o pioneirismo do RS se expande para outros estados. “O número de eventos alusivos ao tema nos anima a defender esse debate”, disse.

A programação do encerramento da Semana da Alimentação, com a já tradicional Praça de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que celebra o Dia Mundial da Alimentação, será realizada em 16 de outubro, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, das 10h às 16h. “É muito importante que todos participem e se engajem na divulgação das ações e experiências em segurança alimentar que o RS desenvolve”, anunciou Melissa Bargmann, do Fórum Estadual de Cidadania e Segurança Alimentar.

Após a solenidade, foi realizado o IV Seminário Temático, promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), com o tema A Importância das Leguminosas. O objetivo é destacar os benefícios nutricionais das leguminosas, principalmente como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutricional. Participam nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética, estudantes e outros profissionais interessados no debate do tema.

Em 2016, o tema da Semana segue o mesmo indicado pela FAO para marcar o ano: Leguminosas – Sementes nutritivas para um futuro sustentável.

(ADRIANE BERTOGLIO RODRIGUES, jornalista – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar)

Postado em 13 outubro 2016 06:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop