Seminário em Rio Pardo avalia terceiro ano da Chamada Pública da Sustentabilidade

Postado em 22 setembro 2016 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o objetivo de avaliar a atuação dos extensionistas da Emater/RS-Ascar do município de Rio Pardo, nas ações realizadas por meio da Chamada Pública da Sustentabilidade – lote 47, foi realizado na quinta-feira (08/09), no Parque de Exposições do Sindicato Rural, localizado na comunidade Boa Vista, interior do município, o Seminário de Avaliação da Chamada. Participaram da atividade cerca de 80 agricultores familiares.

Conforme avaliação dos agricultores, as ações desenvolvidas pela Extensão Rural e Social através da Chamada foram consideradas positivas. “A sugestão do grupo é que as atividades tenham continuidade com visitas e eventos, mesmo com o encerramento da Chamada”, destaca o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Mateus Soares da Rocha.

No município de Rio Pardo foram atendidas 280 famílias na Chamada Pública da Sustentabilidade – lote 47, sendo realizadas ações que estimularam a integração entre as atividades desenvolvidas nas propriedades rurais, a redução da penosidade do trabalho, o estímulo a adoção de práticas conservacionistas para a redução do uso de agrotóxicos e a geração de renda.

Na região administrativa de Soledade, ao todo, foram beneficiadas 2.274 famílias.

Além da avaliação, também foram realizadas duas palestras. A primeira, ministrada pelo assistente técnico do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, José Claudio Secchi Motta, abordou as Energias Renováveis.

Motta destacou os benefícios de uma energia sustentável, redução de custos e o financiamento por meio do Programa Nacional Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A segunda palestra tratou do manejo do solo e foi ministrada pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Matias Mauri Streck. O extensionista falou sobre o manejo adequado do plantio direto de acordo com o clima da região do Vale do Rio Pardo, produção de matéria orgânica, análise correta Ph do solo e a desmistificação de que o plantio apenas basta como atividade de conservação do solo, destacando as curvas de nível e o terraço base larga, com a ideia de que a água permaneça no solo.

Também participaram do evento beneficiários da Chamada Pública da Diversificação ao Tabaco, a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza; prefeito Fernando Swchanke, vice-prefeito Jorge Panta Habeckost e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo, José Santos.

(Carina Venzo Cavalheiro, jornalista – Assessoria de Imprensa Emater RS)

Postado em 22 setembro 2016 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop