NÃO-ME-TOQUE – Produtoras aprendem a fazer massas frescas

Postado em 22 setembro 2016 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Massas de cores, formas e sabores variados, todas de encher os olhos e abrir o apetite, foram degustadas no encerramento do segundo Curso de Massas Frescas realizado em 2016 na Casa da Família Rural, no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque, nesta quinta-feira (15). O curso iniciou na terça-feira (13), promovido pelo Centro de Treinamento de Agricultores de Não-Me-Toque (Cetren), da Emater/RS-Ascar, e com a parceria da Cotrijal e do Sicredi.

Participaram oito produtoras da Cotrijal, ligadas à Unidade de Igrejinha, e seis associadas do Sicredi.

Donilse Rheinheimer, 53 anos, estava muito feliz. Ela adora cozinhar e está sempre disposta a aprender novas receitas, especialmente se forem de pratos salgados. E vai aproveitar o curso não só para incrementar o cardápio na família – marido e três filhos -, mas também junto à Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Coqueiros do Sul, entidade que ela preside. “Não imaginava que podia fazer massas coloridas e saborosas usando tantos produtos da minha horta”, comemorou.

Assim como Donilse, todas as demais produtoras classificaram o curso como “nota 10”. Este é o terceiro curso da Emater que Donilse faz. Em anos anteriores, já participou também dos cursos de panificação e cereais. E a família apoiou, dividindo, nesses três dias, as tarefas que habitualmente eram dela. O almoço, por exemplo, ficou por conta do filho Márcio. “Vale muito a pena”.

Parceria que gera bons frutos
Em nome da Cotrijal, a gerente da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Leila Maria de Lima Mertins, parabenizou as participantes e lembrou que o convênio com a Emater na realização dos cursos atende vários princípios do cooperativismo, como o interesse pela comunidade e a educação e formação do quadro social. “É uma parceria em que todos ganham”, destacou.

A Cotrijal também esteve representada no encerramento pelo gerente da Unidade de Igrejinha, Leandro Pires, e pela auxiliar administrativo Patrícia Erlo. Pires parabenizou as mulheres pela disposição em aprender e ressaltou que a Cotrijal vai ser sempre parceira de iniciativas que visem levar bons resultados para os produtores.

O gerente da Regional Ijuí da Emater/RS-Ascar, Carlos Alberto Turra, agradeceu o apoio da Cotrijal e do Sicredi e lembrou que o propósito principal dos cursos na área de culinária é gerar conhecimento que possa ser revertido em renda e também em maior qualidade de vida para as famílias.

O coordenador do Cetren, Celso Siebert, reforçou a importância da retomada dos cursos através da parceria com a Cotrijal e agora contando com o apoio do Sicredi. Também informou que estão programados ainda para este ano um curso sobre plantas bioativas e outro na área de bovinocultura de leite.

Para o vice-presidente do Sicredi Alto Jacuí, Gervásio Jorge Diel, a parceria estabelecida com a Emater deve gerar bons frutos. “Estamos trabalhando de forma cooperativa através desses cursos e focando algo essencial nos dias de hoje: o conhecimento”, afirmou.

(Assessoria de Imprensa Cotrijal)

Postado em 22 setembro 2016 07:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop