Bayer anuncia compra da Monsanto por US$ 66 bilhões

Postado em 16 setembro 2016 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Após aumentar oferta três vezes, grupo alemão chega a acordo com gigante do setor de sementes americana. Autoridades antitruste ainda precisam aprovar a fusão, que deve ser a maior transação em dinheiro da história.

Após meses de negociações, o grupo farmacêutico e químico alemão Bayer anunciou ontem (14/09/16) que acertou a compra da empresa agroquímica americana Monsanto por 66 bilhões de dólares. Trata-se do maior acordo de aquisição fechado neste ano e, se concretizada, a maior aquisição já feita por uma empresa alemã.

“A Bayer e a Monsanto assinaram um acordo de fusão vinculante nesta quarta-feira”, diz um comunicado divulgado no site do grupo alemão. “Os membros do Conselho de Administração da Monsanto, assim como os Conselhos Diretivo e de Supervisão da Bayer, aprovaram o acordo por unanimidade.”

O acordo foi fechado após a Bayer aumentar sua oferta pela terceira vez. O grupo alemão pagará 128 dólares por ação, um pouco mais do que a proposta anterior, de 127,50 dólares por ação.

O acordo supera a fusão da alemã Daimler com a americana Chrysler, em 1998, que rendeu à montadora dos EUA mais de 40 bilhões de dólares. A compra da Monsanto também deve ser a maior transação em dinheiro já realizada, superando a oferta de 60,4 bilhões de dólares feita pela cervejaria InBev à Anheuser-Busch em 2008.

As negociações entre a Bayer e a Monsanto começaram em março deste ano. A primeira oferta do grupo alemão, de 122 dólares por ação, foi apresentada em maio.

Autoridades antitruste
Antes da fusão se consolidar, especialistas antitruste afirmaram que reguladores do mercado nos Estados Unidos provavelmente exigirão a venda de algumas licenças de soja, algodão e canola como uma condição para aprovar o acordo.

Se concretizado, o negócio criará a maior fabricante de herbicidas e sementes do mundo. Segundo o The Wall Street Journal, juntas, a Bayer e a Monsanto controlariam 28% das vendas de herbicidas. Elas também seriam fortes no mercado de sementes de cereais e de soja nos Estados Unidos.

A Monsanto é a líder mundial em herbicidas e sementes transgênicas e a fabricante do controverso herbicida glifosato, muito criticado por ambientalistas e suspeito de causar câncer.

O fato de a empresa ser forte nos EUA, e a Bayer, na Europa e na Ásia, pode servir como um bom argumento para a aprovação da fusão. No ano passado, a Monsanto tentou adquirir a concorrente suíça Syngenta, que ao final ficou nas mãos de empresários chineses.

Segundo o comunicado da Bayer, a sede da nova gigante no setor de sementes deverá ficar em em St. Louis, no estado americano de Missouri.

(Deutsche Welle)

Postado em 16 setembro 2016 06:51 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop