Papa nomeia comissão de estudo sobre mulheres na função de diácono

Postado em 03 agosto 2016 07:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Questão que divide a igreja representaria uma mudança histórica para a instituição

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira uma comissão para estudar a possibilidade de permitir que as mulheres sejam diaconisas, uma questão que divide a igreja e que representaria uma mudança histórica para a instituição.

A comissão está formada por 13 pessoas, sete homens e seis mulheres, e estudará, em especial, o papel das mulheres que exerceram esta função durante os primeiros anos da Igreja Católica.

Os diáconos são o primeiro degrau da hierarquia católica. Embora tenham autorização para pronunciar sermões durante a missa e oficiar batizados, casamentos e funerais, não estão autorizados a celebrar a eucaristia ou a ouvir a confissão dos fiéis, como os padres.

Os defensores da medida argumentam que as mulheres estão sub-representadas dentro da igreja e que não existe nenhum obstáculo teológico para que voltem a exercer uma função que tiveram nas origens do cristianismo.

Em maio, o pontífice abordou a questão durante uma conversa com mulheres de várias ordens religiosas e disse que “seria bom” que a Igreja esclarecesse o ponto. Ao mesmo tempo reafirmou não acreditar que as mulheres possam ser padres, ideia que já havia sido rejeitada de maneira categórica por alguns de seus antecessores.

O Vaticano não informou quando a comissão iniciará os trabalhos nem quando apresentará as conclusões.

(Correio do Povo)

Postado em 03 agosto 2016 07:33 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop