Brasil discute construção de “Rota Bioceânica”

Postado em 03 agosto 2016 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Brasil discute com Paraguai, Argentina e Chile a construção de uma via de acesso terrestre desde o Oceano Atlântico até os portos chilenos do Oceano Pacífico. O ponto de partida da chamada “Rota Bioceânica” seria a ponte ligando Porto Murtinho (distante 431 quilômetros de Campo Grande) ao Paraguai – obra para a qual o governo federal prometeu investir R$ 60 milhões.

Na avaliação do presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Mauricio Saito, o maior benefício para o setor produtivo será um incentivo à competitividade.

O tema foi debatido no Seminário Corredor Bioceânico ‘Brasil, Paraguai, Argentina e Chile’, realizada nesta sexta-feira (29), no Hotel Deville, em Campo Grande.

“Mato Grosso do Sul tem a vocação agropecuária muito intensa, sendo assim, este projeto é esperado com bastante ansiedade. Essa união da vontade política com o setor produtivo pode fazer que esse sonho seja realizado e assim termos um ambiente competitivo necessário da porteira para a fora”, sustentou Saito.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, defendeu posição semelhante: “Há mais de 30 anos esses países discutem a rota bioceânica e vemos agora isso aprofundar. Existe um avanço e um amadurecimento importante do planejamento disso que é um sonho próximo a ser realizado”.

O secretário de Política Nacional de Transporte, Hebert Drummond, do Ministério dos Transportes, demonstrou otimismo com a iniciativa. “A ponte de Porto Murtinho é o primeiro passo. A participação de representantes da indústria, da associação empresarial, da agropecuária, do comércio, do turismo e do transporte mostram uma inequívoca demonstração de apoio e crença no projeto do corredor bioceânico”, afirmou ele.

Participaram do evento também o subsecretário de Planejamento Territorial e do Investimento Público da Argentina, Fernando Alvarez de Celis, o ministro de Obras Públicas do Chile, Alberto Undurraga, o ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, e o vice-ministro de Relações Exteriores do Chile, Edgardo Riveros, entre outros representantes internacionais.

(Agrolink)

Postado em 03 agosto 2016 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop