PASSO FUNDO – UPF apoia carateca Augusto Spessatto

Postado em 27 julho 2016 14:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Assinatura do convênio ocorreu nesta terça-feira (26). Na oportunidade, a Instituição renovou seu apoio à Manuela Spesstatto, irmã do atleta

A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma instituição de ensino superior que valoriza o esporte local e regional. Atletas e equipes de várias modalidades esportivas, como judô, caratê, triathlon, atletismo, vôlei, basquete, futebol e ciclismo, que contam com o apoio da UPF, são vencedores em competições de nível nacional e internacional. Agora, um novo esportista passa a integrar esse time: o carateca Augusto Spessatto. Nesta terça-feira, 26 de julho, aconteceu a assinatura do convênio, feita pelo reitor José Carlos Carles de Souza, com a presença do coordenador de Comunicação e Marketing Cristiano Mielczarski Silva. Na mesma ocasião, a carateca Manuela Spessatto, irmã de Augusto, teve o seu apoio renovado.

O reitor comentou sobre o intenso apoio da Universidade para com a prática esportiva. “A UPF, ao longo dos últimos anos, incentiva o esporte na nossa cidade e na nossa região. Hoje, renovamos a parceria com a Manuela e firmamos com o Augusto, que passa a integrar o nosso portfólio de atletas dos mais variados esportes, capazes de nos proporcionar muitas alegrias. Ambos são dedicados e têm obtido grandes conquistas no caratê”, disse.

Trajetória de campeão
Natural de Passo Fundo, Augusto Flôres Spessatto tem 20 anos. Filiado à Japan Karate Association (JKA) e à Confederação Brasileira de Karate-do Tradicional (CBKT), começou a praticar esse esporte no ano 2000, mas foi em 2005 que deu início à carreira como competidor. Ao longo de seis anos, representou o projeto de extensão “Atleta do Futuro”, que é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da Instituição.

Várias foram as conquistas obtidas ao longo desse tempo, dentre elas, em 2016, o carateca sagrou-se campeão em kumite equipe adulto na III Copa Internacional Columbus, realizada em Milão, na Itália. Também foi vencedor em kata individual e em kumite equipe, e vice-campeão em kata equipe no Campeonato Brasileiro JKA, em Arujá (SP), e campeão em kata individual e vice-campeão em kumite individual no Campeonato Estadual JKA, ocorrido em Erechim.

Outros títulos de destaque do novo atleta da UPF são: campeão em kata individual no Campeonato Estadual JKA, que aconteceu em Marau (RS), no ano de 2015; campeão em kumite individual e vice-campeão em kata individual no Campeonato Estadual Tradicional, em Aratiba (RS), em 2014; vice-campeão em kumite individual no Campeonato Pan-Americano, na Argentina, em 2013; e campeão em kata individual e vice-campeão em kumite individual no Campeonato Sul-Sudeste Tradicional, em São José dos Pinhais (PR), no ano de 2013.

O atleta está contente com essa nova fase da carreira esportiva. “Esse apoio é importante, pois significa que tanto o meu trabalho quanto o da Manuela estão gerando resultados. Iniciei a minha trajetória na UPF por meio do projeto Atleta do Futuro e, agora, obtive essa parceria, que se mostra fundamental”, comentou, relatando que um dos seus principais objetivos é o Pan-Americano, ainda sem data prevista.

Irmã orgulhosa
Primeira colocada do ranking brasileiro feminino adulto de karatê de 2015, da Confederação Brasileira de Karate-Do Tradicional, a irmã de Augusto e também carateca da UPF, Manuela Spessatto, teve seu apoio renovado. Em 2016, a atleta já esteve presente em vários campeonatos, dos quais sagrou-se campeã na III Copa Internacional Columbus, em Milão, Itália; no XVII Campeonato Brasileiro de Karate-do Shotokan JKA, em São Paulo; e no XI Campeonato Estadual de Karate-do JKA, em Erechim.

O sentimento de reconhecimento também é compartilhado por Manuela, que se prepara para o Campeonato Sul-americano, a ocorrer em setembro, no Chile. “Há algum tempo falamos do nome do Augusto, que veio do projeto Atleta do Futuro. O fato de o meu irmão agora ser apoiado pela Instituição é muito gratificante. Estou maravilhada com isso. É fundamental uma universidade dar aporte a um atleta”, pensa.

Fotos: Gelsoli Casagrande
(Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo)

Postado em 27 julho 2016 14:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop