Notícia que aponta sul do Brasil como lugar mais gelado do mundo na próxima semana é falsa e de 2013

Postado em 23 julho 2016 08:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Previsão é de chuva após final de semana de temperatura amena e de frio intenso a partir da próxima quinta-feira

É sexta-feira e os gaúchos podem se animar com a expectativa de um fim de semana de tempo seco e com temperaturas em elevação em todo o Rio Grande do Sul. E que aproveitem bem o calorzinho, porque na próxima semana a previsão é de chuva a partir de segunda-feira e de ingresso de uma nova massa de ar polar na quinta, trazendo temperaturas negativas e grandes chances de geada.

Vai fazer bastante frio, alerta a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia. Mas os termômetros não terão registros tão gelados quanto os verificados na semana passada, quando nevou em alguns municípios gaúchos. E também a temperatura não cairá tanto a ponto de fazer com que o sul do Brasil seja “lugar mais frio do mundo” na próxima semana, como sugere um link compartilhado por centenas de internautas nesta sexta-feira — a informação é do site Tudo Link, a notícia foi postada em 2013, mas ressurgiu do passado e ganhou força nas redes como se fosse atual.

— Em 2010, até tivemos neve mais forte no país, mas não faz sentido achar que o sul do Brasil pudesse, em algum momento, ser o lugar mais frio do mundo. Nos polos, as temperaturas são inferiores a -50ºC. As pessoas aqui virariam gelo nestas condições — afirma Fabiene.

Pois bem, descartada a hipótese de o Rio Grande do Sul “ser melhor em tudo, até no ranking mundial do frio”, o que fica: na segunda-feira a chuva deve se espalhar por todo o Estado, concentrando-se principalmente no Sul. Na terça, os maiores acumulados ficam no Norte e no Noroeste. A partir de quarta, a instabilidade deve dar trégua, e as temperaturas caem consideravelmente já na quinta, quando termômetros devem marcar temperaturas próximas a -3°C em municípios da Serra e dos Campos de Cima da Serra. Na mais gelada das previsões, há chances de geada — o que, há de se concordar, não é novidade para o sul do país.

(ClicRBS)

Postado em 23 julho 2016 08:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop