CRUZ ALTA – Banco de Materiais de Construção busca doações e põe caminhão à disposição

Postado em 01 junho 2016 07:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Famílias em situação de vulnerabilidade social já foram beneficiadas

Criado há cerca de dois anos, o Banco de Materiais de Construção, vinculado à Secretaria de Habitação e Interesse Social de Cruz Alta já atendeu dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade social com doações. Uma das beneficiadas foi a dona Maria Aparecida Franzen, que mora no Bairro Abegay e recebeu 24 metros de assoalho para a sua casa. “Para muitos a doação pode ser insignificante, mas para mim que não posso trabalhar fora porque cuido de uma filha com deficiência, mais outras crianças e estou com meu marido desempregado, a ajuda do Banco de Materiais foi muito importante”, agradece dona Maria Aparecida.

– O Banco de Materiais surgiu com o propósito da nossa administração municipal em qualificar as condições de vida da população em situação de vulnerabilidade social, através da melhoria da habitação de domicílios precários por meio do repasse de materiais que possibilitem reformas substanciais – explica o prefeito Juliano da Silva, que foi o idealizador da ideia.

O depósito do Banco de Materiais de Construção está sediado na antiga escola Isaura Santos no Bairro Toríbio Verissimo e a busca por doações é constante.

“Estamos intensificando a divulgação do nosso Banco, pois precisamos mantê-lo com um número razoável de materiais até mesmo para o caso de qualquer emergência. Também disponibilizamos um caminhão da Secretaria para fazer o recolhimento de materiais que estejam sobrando nas residências e que estejam em bom estado de conservação. Tudo que a população quiser doar será bem-vindo, como telhas, brasilite, tijolos, madeiras, forro, portas, janelas, entre outros, principalmente nessa época de temperaturas mais baixas”, ressalta o secretário de Habitação, Élio Amaral.

Para entender ainda mais a importância dessa ação para as pessoas necessitadas está a história da diarista Marisandra Maciel dos Santos, moradora do Bairro São Jorge. Mãe de quatro filhos, ela foi beneficiada com a doação de três telhas de fibrocimento, madeiras diversas e porta externa de ferro. Para ela a doação proporcionou mais um passo rumo a concretização do sonho de melhorar as condições de moradia, principalmente porque um dos filhos está em tratamento oncológico. “Eu ainda preciso de muita coisa para melhorar nossa casa e para evitar complicações na doença do meu filho, mas a ajuda do Banco representa muito para mim”, afirma Marisandra.

A equipe da Secretaria de Habitação que cuida do processo de doação ressalta que todos os materiais doados por pessoas físicas ou empresas devem estar em condições de serem utilizados pelas pessoas que serão beneficiadas.

Funcionamento
A prefeitura recebe os materiais de construção que seriam descartados por empresas, instituições ou pessoas físicas. Depois, irá repassá-los a famílias que comprovem a necessidade dos itens para reforma de suas casas. Para receber as doações, os candidatos passarão por uma avaliação dos técnicos da secretaria, bem como aprovação do Conselho Municipal de Habitação devendo obedecer a alguns requisitos como: residir no município, no mínimo, há três anos; ter renda familiar de até um ano salário; encontrar-se em situação de vulnerabilidade social; estar em atendimento em programas de inclusão social.

Segundo o secretário de Habitação, Élio Amaral, atualmente mais de 200 famílias estão inscritas para receber a doação de materiais para reformas.

Como doar
Quem tiver interesse em doar itens novos ou usados para construção pode contatar a Secretaria de Habitação, pelo telefone 3321-1330 ou 1333.

(Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 01 junho 2016 07:41 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop