Ibirubá deu mais um passo rumo à sustentabilidade

Postado em 18 maio 2016 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A coleta seletiva é uma estratégia eficiente para desenvolvimento sócio-ambiental, reconhecendo o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho, renda e promotor de cidadania.

Ibirubá deu mais um passo rumo à sustentabilidade! O desafio da Coleta Seletiva do lixo doméstico e a organização dos catadores em uma associação foi lançado. Porém, a participação da comunidade e dos educadores é fundamental para que esse projeto funcione, pois o processo começa na sua residência, com a separação dos resíduos.

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, isopor, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos, principalmente, por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes…) e outros resíduos de limpeza.

Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas…). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples, como a compostagem.

Deste modo, se você tem espaço no seu jardim, busque informação no Departamento de Meio Ambiente de como você pode fazer a compostagem, transformando o seu resíduo orgânico em adubo. Se você não tem interesse, separe-o devidamente e destine-o à coleta pública nos dias e horários estabelecidos no folder distribuído pela Prefeitura Municipal.

É importante destacar que a obrigação da Prefeitura é fazer a coleta dos resíduos domésticos, ou seja, aqueles gerados na sua casa, sendo que o comércio também pode contribuir doando à Associação dos Catadores Cidadania Sustentável Ibirubá os resíduos secos recicláveis não contaminados.

A licença ambiental da central de triagem dos resíduos recicláveis, sediada na Avenida Brasil, 3095 A, Bairro Hermany, não permite à Associação dos Catadores receber resíduos contaminados como latas de tinta e outras embalagens de produtos perigosos, resíduo de saúde, lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, sendo que estes resíduos devem ser parte do processo de logística reversa, conforme Resoluções do Conama.

A logística reversa é a obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos (como pneus, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes…) de estruturar sistemas que retornem estes produtos ao setor empresarial, para que sejam reinseridos no ciclo produtivo ou para outra destinação ambientalmente adequada.

Enquanto a coleta seletiva é uma obrigação dos titulares dos serviços de manejo de resíduos sólidos (poder público), a logística reversa é uma obrigação, principalmente, do setor empresarial, pois, em geral, trata-se de resíduos perigosos.

A cidadania ambiental depende de uma dinâmica participativa e solidária de toda população, evitando desperdícios, reutilizando e reciclando o que hoje descartamos.

Leia com atenção o folder explicativo que está sendo distribuído, e se restarem dúvidas, ligue para o Departamento de Meio Ambiente fone (54) 3324-8570.

(Elisângela dos Santos Althaus – Analista Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 18 maio 2016 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop