IBIRUBÁ – Cotribá e Syngenta lançam 13ª edição do Projeto Escola no Campo

Postado em 18 maio 2016 11:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Conscientizar as novas gerações da necessidade de se preservar o meio ambiente é o objetivo do Projeto Escola no Campo, que há 13 anos a Cotribá desenvolve em parceria com a Syngenta.

A edição 2016 do projeto foi lançada na manhã desta terça-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Ibirubá. Além da direção e colaboradores da cooperativa, participaram o RTV da Syngenta, João Silvério, e os professores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades em cada escola. Neste ano, cerca de 560 estudantes do 6º ano de 19 escolas municipais, estaduais e particulares deverão participar. Os municípios de abrangência são: Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra e Santa Bárbara do Sul.

Na ocasião, o coordenador do projeto, Eleandro Augusto da Silva, explanou aos professores a metodologia proposta para esta edição. A exemplo de anos anteriores, os educadores receberam um material de apoio elaborado pela Fundação Abrinq que deverá nortear as atividades em sala de aula. Após a ampla abordagem de assuntos relacionados à agricultura sustentável e preservação do meio ambiente, os alunos deverão elaborar uma frase e um desenho sobre o que aprenderam. Os melhores serão selecionados pelas escolas e encaminhados à cooperativa. O autor do melhor desenho de cada escola será premiado com uma camisa oficial do seu time e um troféu. Já o autor da melhor frase ganhará um jogo interativo mais um troféu. Conforme Eleandro, a novidade da vez é uma premiação extra para as escolas e os professores.

– Cada instituição deverá elaborar e nos apresentar um projeto visando desenvolver habilidades e ações que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade. Pode ser uma proposta totalmente nova, que a escola queira implementar e precise de recursos, ou alguma ação que já é desenvolvida – explicou.

Hortas escolares, sistema de coleta seletiva e reciclagem do lixo e até construção de cisternas foram algumas ideias já cogitadas pelos professores. O melhor projeto, eleito pela comissão organizadora, terá R$ 2.000,00 disponíveis nos estabelecimentos comerciais da Cotribá para viabilizar a implementação. Já o professor responsável pelo melhor projeto ganhará um vale compras no valor de R$ 200,00.

Para o vice-presidente da Cotribá, Ênio Cezar Moura do Nascimento, os resultados do Escola no Campo ultrapassam as fronteiras das salas de aula. Por isso a cooperativa aposta na iniciativa há mais de uma década e sempre busca ampliar as parcerias.

– Os jovens são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Dessa forma, o projeto também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável. Seu principal resultado é o aumento da qualidade nas práticas agrícolas da região.  Com isso, Cotribá, Syngenta e demais parceiros contribuem para que a agricultura sustentável seja mais amplamente praticada no Brasil, possibilitando aos agricultores produzir cada vez mais com menos recursos naturais, e atendendo às crescentes necessidades da população mundial – enfatizou.

O prazo para a entrega dos trabalhos é 28 de outubro. O encerramento, bem como a premiação, está previsto para 17 de novembro, às 14 horas, na Asfuca.

(Assessoria de Comunicação da Cotribá)

Postado em 18 maio 2016 11:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop