Causos ou assombrações em Mormaço

Postado em 07 maio 2016 07:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Não é de hoje que nossos antepassados contavam histórias extraordinárias, como lobisomem, minas de ouro, barulhos no cemitério à noite, etc.

Acredite ou não, muitas pessoas relatam histórias que até hoje não tem solução. Neste texto, vou relatar alguns causos ouvido por moradores, pelos avós.

Uma delas foi o relato de uma pessoa que afirmou que ao passar à noite no cemitério e ouvir ruídos (barulhos) e ver vultos caminhando. A pessoa mais do que depressa correu. Segundo fatos do ocultismo, à noite seria o momento em que os espíritos saem vagar e, principalmente no cemitério que é um lugar sombrio, acontecem esses fatos. Algumas lendas dizem para não cruzar a meia noite em frente a um cemitério, a não ser que você queira se comunicar com algum espírito ou vê-lo caminhar entre as sepulturas.

Outro fato que comentam é na ponte do rio Espraiado, esse aqui na sede do município, que já ouviram tambores tocarem e correntes bater, sem contar que à noite pessoas com vestes estranhas apareciam e ao mesmo tempo desapareciam sem ver para onde iam.

Também com bastante destaque em nosso município, é o causo da cobra gigante que causou enormes ondas nos barcos de pescadores no Rio Jacuí. Não se sabe se a cobra ainda existe no rio e nem que espécie ela é, mas na época o pescadores ficaram horrorizados com que viram. Seria uma anaconda? Fica um ponto de interrogação nesse causo.

Quinta feira ou sexta feira não saia a meia noite quando for lua cheia, é o momento que os lobisomem estão a soltos. Aquele barulho no galinheiro, em que as galinhas fazem o maior tendeu, é sinal que o bicho está a solta. Com suas orelhas enormes, em formato de cachorro ele percorre a noite. Alguns afirmam que antes do homem que vira lobisomem morrer, ele tem que passar o “cargo” para outra pessoa, senão ele não irá morrer até isso acontecer. Antigamente, pessoas comentavam que em Mormaço existia em tempo de lua cheia, lobisomem e que chegaram a fugir de medo.

Cabe relatar também que alguns moradores já ouviram barulho da torre do cemitério evangélico tocar durante a noite assombrando quem passava no local.

Antigos também afirmam que morar em casas onde o dono já é falecido, tem sido relatado barulhos em panelas, talheres e principalmente caminhar em toda residência, até mesmo vultos brancos nos quartos onde os hospedes estão.

Essas são algumas histórias de moradores antigos, e que devemos divulgar, passar de geração para geração. A história só existe, quando se tem assunto para falar.

Enfim, essas pessoas afirmaram essas histórias, será que ainda existe assombração em Mormaço? Uma dica: procure não caminhar depois da meia noite, principalmente em lua cheia….

Jackson Adair Gonçalves
Especialista e Pesquisador

Postado em 07 maio 2016 07:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop