Início da Novena em Tapera

Postado em 28 abril 2016 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Nesta sexta feira, 29 de Abril inicia a novena em preparação à festa da Padroeira da Paróquia Católica de Tapera

Origem das novenas
Estamos iniciando mais uma novena em preparação à festa da padroeira da paróquia católica de Tapera. Porém, muitos de nós desconhecemos a origem da demonstração de fé através da prática de novena. Por isso, antes de iniciarmos, trazemos um resumo da história que deu origem às novenas.

Novena é uma sequência de 9 (nove) dias de oração, dedicados a uma intenção específica ou manifestando uma devoção a Deus, à Santíssima Trindade, à Virgem Maria ou aos Santos.

De onde vem a prática católica das novenas? Entre outras, duas respostas: uma histórica, outra alegórica.

Historicamente, na Bíblia, no início do livro dos Atos dos Apóstolos (At 1, 1 a 11), lê-se que, passados quarenta dias de sua morte na Cruz e de sua ressurreição, Jesus subiu aos céus, prometendo aos discípulos que enviaria o Espírito Santo, que lhes foi comunicado no dia de Pentecostes.

Entre a ascensão de Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo passaram-se nove dias segundo os historiadores e teólogos. A primeira Comunidade Cristã ficou reunida durante este tempo em torno de Maria, de algumas mulheres e dos Apóstolos, em oração, pois Jesus havia prometido enviar o Espírito Santo. Esta foi a primeira novena cristã e foi a partir dela que se criou o costume de rezar Novenas também com outros objetivos.

Alegoricamente, a novena é, antes de tudo, um ato de louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Deus três vezes Santo. Três é número perfeito e está relacionado à Santíssima Trindade. Três vezes três, nove. A novena é louvor perfeito à Trindade.

Essa definição do três como número perfeito é dada devido à língua de Cristo, hebraico, que não possui palavras no superlativo, como santíssimo. Então as pessoas da época, para atribuir a Deus e a Jesus a ideia de que ele é o supremo, diziam que Deus era “santo, santo, santo”, assim como repetimos nas missas durante a oração do Santo.

A origem da novena na Paróquia N. Sra, do Rosário de Pompeia
A Paróquia de Tapera foi criada em 01 de novembro de 1932 tendo N. Sra. do Rosário de Pompeia como padroeira da comunidade. Inicialmente a festa da padroeira acontecia em outubro. A partir de 1936 passou a ser realizada em maio, quando até então festeiros eram responsáveis pela organização dos festejos.

A partir de 27 de abril de 1945, portanto há 71 anos, iniciou a história da novena da festa da padroeira quando inicialmente aconteciam atividades em todas as noites no salão paroquial. De lá para cá, diferentes formas de celebrar a novena foram acontecendo, chegando ao formato de hoje.

Fabio Petry Pascom Tapera
Colaboração Alcides Arnhold

Postado em 28 abril 2016 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop