CRUZ ALTA – Vigilância em Saúde recomenda a prevenção à gripe H1N1

Postado em 22 abril 2016 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em Cruz Alta, a vacinação contra a influenza H1N1 inicia no próximo dia 25, cinco dias antes do calendário nacional, em virtude no aumento dos casos confirmados e suspeitos no Rio Grande do Sul. A vacina será disponibilizada em todos os postos de saúde do município até o dia 20 de maio para imunização de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas com prescrição médica que especifique o motivo da vacinação. Também adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Cruz Alta, enfermeira Joice Grenzel, reforça que além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. “Como a vacina gratuita é destinada a um grupo prioritário os demais devem reforçar os cuidados preventivos à gripe e evitar a contaminação”, alerta.

A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

Além disso, é recomendado que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente uma unidade básica de saúde.

Situação em Cruz Alta
Segundo informações da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Cruz Alta, existem dois casos suspeitos do vírus. As amostras foram coletadas e aguardam resposta do laboratório. Um dos suspeitos esteve no Estado de Minas Gerais recentemente, e o outro não tem histórico de viagem.

Situação no Rio Grande do Sul
Conforme Boletim da Secretaria de Saúde do Estado divulgado no dia 7 de abril, estão contabilizados 10 casos de Influenza e quatro óbitos por H1N1.

(Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 22 abril 2016 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop