PASSO FUNDO – Acadêmico de Educação Física realiza estágio no Grêmio

Postado em 04 abril 2016 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Rafael Loss desenvolve trabalho com as categorias de base do tricolor gaúcho, na preparação de goleiros

A inquietação e os questionamentos sobre a profissão sempre motivaram o acadêmico Rafael Loss, do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), a buscar seus objetivos. Atualmente residindo em Porto Alegre, o aluno vivencia um importante momento na carreira ao realizar o estágio obrigatório da graduação junto às categorias de base do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Natural de Soledade, Rafael conquistou a vaga de estágio após participar de uma seleção, na qual 18 currículos de candidatos de diferentes cidades foram selecionados, e, após uma entrevista, seis deles foram escolhidos. Dentre as atividades que desenvolve no clube, o estudante, neste início de temporada, convive com atletas das categorias que vão desde a iniciação até os 15 anos de idade, atuando na preparação de goleiros.

Carreira no esporte
O estágio no tricolor não é o primeiro contato do aluno com o futebol. Ele já trabalhou no Esporte Clube Passo Fundo, onde desenvolveu atividades nas categorias de iniciação (5 anos) e juniores, e também foi auxiliar do grupo profissional. Em um de seus períodos de férias, buscou ir mais adiante e participou de um estágio observacional na categoria sub 17 do Grêmio. Outra oportunidade foi o trabalho com o elenco profissional do Futebol Clube Marau, na divisão de acesso do Campeonato Gaúcho.

Na graduação, Rafael esteve presente em ações do projeto Atleta do Futuro UPF e realizou trabalhos no Laboratório de Biomecância da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). Além do futebol, modalidades esportivas como natação, atletismo e voleibol já fizeram parte do seu cotidiano.

Segundo o estudante, responsabilidade e empenho com os estudos contribuíram com a vasta experiência na área esportiva. “Um bom profissional necessita ter um diferencial, fazer muito bem feito o esperado, mas, acima de tudo, fazer aquele algo a mais que nos deixa um passo à frente de nós mesmos. Desse modo, sempre busquei ser um acadêmico responsável e dedicado, sendo um dos últimos a sair das aulas. Não que isso seja determinante, mas ajudou para eu conseguir conversar com os professores e obter mais conhecimento”, relata.

Para o coordenador do curso de Educação Física, professor Nelson J. Tagliari, a experiência vivida por Rafael mostra tanto o empenho do estudante quanto da própria graduação em preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho. “Termos um de nossos alunos estagiando no Grêmio – um dos times de expressiva grandeza no nosso estado, no país e fora dele também – como preparador de goleiros, tendo sido selecionado entre os vários candidatos que almejavam tal cargo, demonstra, além da capacidade do próprio aluno, a competência dos professores do curso em preparar os acadêmicos para atuarem de forma qualificada em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido em nossa região, em nosso estado e no Brasil. Parabéns ao acadêmico Rafael Loss e a todo o quadro de professores do curso de Educação Física”, pontua.

Planos em vista
Rafael deve concluir a graduação no segundo semestre deste ano. Até lá, o aluno quer aproveitar ao máximo a experiência no tricolor. “Estou entusiasmado em poder atuar em um clube de referência nacional e internacional. Realizo um sonho da maioria dos profissionais que seguem a área do futebol: o de trabalhar em um grande clube. Quero me dedicar com humildade e criatividade, para, aos poucos, consolidar o meu espaço, e, quem sabe, chegar ao elenco profissional com a preparação de goleiros”, comenta.

Seguir com o trabalho no esporte é um desejo do acadêmico após o fim da faculdade. “A UPF foi a responsável por me dar uma boa base de conhecimento sobre educação física, e isso ajudou nas conquistas obtidas. O futebol é um campo muito almejado e gratificante. Sempre fui atrás de mais conhecimento a respeito da modalidade esportiva e o próximo passo será ingressar em um mestrado ligado à área”, conta.

(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Postado em 04 abril 2016 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop