PASSO FUNDO – Medicina Veterinária da UPF oferece curso teórico prático de Trichinella spiralis

Postado em 08 dezembro 2015 07:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Atividade acontece nos dias 10 e 11 de dezembro no Campus I

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a 26ª edição do curso teórico prático de Trichinella spiralis. Coordenado pela professora Maria Isabel Botelho Vieira, com a colaboração dos professores. Elci Dickel e Rafael Frandoloso, o curso é voltado para médicos veterinários e profissionais que trabalham em frigoríficos exportadores de carne suína. O encontro acontece a partir das 8h, com atividades no auditório e no laboratório multidisciplinar do curso de Medicina Veterinária.

De acordo com Maria Isabel, o objetivo do curso é oferecer uma atualização em temas como aspectos biológicos, epidemiológicos, patológicos, imunológicos, diagnóstico e medidas de prevenção dessa importante zoonose parasitária, um dos principais entraves à exportação de carne suína.

Segundo ela, o Brasil ocupa o quarto lugar em exportação de carne suína e é livre dessa parasita, no entanto, os frigoríficos exportadores precisam atender ao regulamento da União Europeia (2015/1375) que estabelece regras específicas para o controle oficial de detecção de Trichinella spiralis em carcaças de suínos.

Esses cursos são oferecidos desde 2003, por meio de convênio entre a UPF, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Associação Brasileira de Proteína Animal. “Já treinamos em torno de 750 pessoas ao longo desses 12 anos. Nesta edição, estão inscritos 59 profissionais que vêm em busca de qualificação para que, ao retornarem às indústrias exportadoras de carne, estejam habilitados a trabalharem nos laboratórios que estão subordinados ao Ministério”, ressalta.

O curso conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do Rio Grande do Sul, e está vinculado ao projeto “Profilaxia e diagnóstico de infecções e contaminações de carnes como estratégia para aumentar a segurança alimentar”.

(Assessoria de Imprensa da UPF)

Postado em 08 dezembro 2015 07:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop