PASSO FUNDO – Professor da UPF integra conselho editorial do grupo Nature

Postado em 17 novembro 2015 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Leonardo José Gil Barcellos colabora na avaliação de artigos na área de neurociência

Desde maio deste ano, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Leonardo José Gil Barcellos, integra o seleto grupo de editores associados da revista científica Scientific Reports do grupo Nature, um dos mais respeitados no mundo em publicações científicas. Barcellos foi escolhido para integrar o grupo que analisa e seleciona artigos para serem publicados na revista na área de neurociência, especialmente aqueles que usam o modelo animal zebrafish.

De acordo com o professor Leonardo, o convite é resultado do esforço de um grupo de pesquisadores da UPF que têm trabalhos destacados na área de efeitos de resíduos de medicamentos psicotrópicos em peixes, sendo uma referência nesse tipo de estudo.

O professor da UPF desenvolve um papel fundamental na seleção de artigos a serem publicados na revista. A publicação trabalha com um editor chefe e editores de áreas, que coordenam uma série de editores associados. O trabalho do professor da UPF começa com o recebimento do artigo, que passa por uma avaliação prévia. Caso seja julgado com potencial para publicação, o editor associado tem a responsabilidade de selecionar revisores externos (peer review). Após, com base em seus pareceres, decide se o trabalho será ou não publicado.

Para Barcellos, a participação como editor associado mostra o quanto a UPF está visível na pesquisa. “Sabemos que o convite foi feito pela produção científica que temos nas questões relacionadas ao zebrafish e outros peixes. Fazer parte da equipe de uma revista de impacto pertencente ao grupo Nature nos motiva a produzir cada vez mais”, pontua.

Trabalho publicado
No ano passado, o professor Barcellos teve publicado na Scientific Reports um artigo escrito juntamente com os pós-graduandos Gessi Koakoski e João G. S. da Rosa, com a então doutoranda Daiane Ferreira, e com os pesquisadores Rodrigo Barreto, Percília Giaquinto e Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp). A pesquisa (http://goo.gl/8UqcXX) investigou como os peixes se comunicam sobre o risco de predação através de sinais químicos (http://goo.gl/gNhN5B).

Scientific Reports
A revista on-line Scientific Reports pertence ao grupo Nature e publica artigos científicos válidos de todas as áreas de ciências naturais e médicas. A publicação digital conta com um conselho editorial formado por pesquisadores das diferentes áreas. O fator de impacto da revista de 2014 é de 5.578. Esse resultado, conforme o Journal Citation Reports®Science Edition (Thomson Reuters, 2015), coloca a publicação entre as cinco principais revistas multidisciplinares do mundo, ficando atrás apenas das revistas Nature, Science, Nature Communications e Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.

(Universidade de Passo Fundo da UPF)

Postado em 17 novembro 2015 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop