PASSO FUNDO – Júris simulados serão realizados na UPF

Postado em 05 novembro 2015 07:27 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Atividades acontecerão em Passo Fundo e Lagoa Vermelha no mês de novembro

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por intermédio da Faculdade de Direito (FD), promoverá dois júris simulados. No dia 7 de novembro, em Passo Fundo, no auditório da Faculdade de Direito, no Campus I da UPF, e no dia 14 de novembro, no Fórum de Lagoa Vermelha. As atividades, que envolvem diretamente cerca de cem alunos da Faculdade de Direito, fazem parte da disciplina de Direito Processual Penal III. Ambas as sessões iniciam às 9h. Os acadêmicos do oitavo nível julgarão casos de processos reais.

O júri simulado em Passo Fundo julgará um caso de homicídio qualificado, processo real da comarca de São José do Ouro. Já em Lagoa Vermelha, o caso a ser julgado envolve um homicídio simples, a partir de um processo real da comarca de Passo Fundo. Os alunos foram divididos em três equipes: judicial, acusação e defesa. Alunos de outras turmas formarão o Conselho de Sentença, composto por sete jurados.

De acordo com o professor da disciplina de Direito Processual Penal III, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto, os júris simulados proporcionam a experiência prática e a criatividades dos acadêmicos. “Os alunos manejarão um processo real e a atividade estimula a criatividade dos alunos, que terão que desenvolver teses de acusação e de defesa, organizar e presidir os júris. Toda a organização está sendo preparada e executada pelos acadêmicos. É uma oportunidade de aplicar a teoria na prática. Um laboratório prático”, destacou o professor da UPF.

Além de estimular a prática jurídica, o júri simulado beneficia o aperfeiçoamento da oralidade, importante recurso no Direito. “É uma atividade que desenvolve habilidades inerentes ao Direito, em especial o desenvolvimento de teses e da habilidade oral, já que todos os procedimentos no Direito – audiências, debates e júris – estão oralizados”, salientou Pereira Neto.

A comunidade também está convidada a assistir as sessões.

Datas e locais dos júris simulados:
7 de novembro – Passo Fundo
Local: Auditório da Faculdade de Direito, Campus I da UPF
Horário: 9h
14 de novembro – Lagoa Vermelha
Local: Plenário do Tribunal do Júri, no Fórum de Lagoa Vermelha
Horário: 9h.

(Assessoria de Imprensa da UPF)

Postado em 05 novembro 2015 07:27 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop