ALTO ALEGRE – Jantar do Cordeiro estimula consumo de carne ovina no município

Postado em 06 outubro 2015 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Foi realizado na noite da sexta-feira (02/10), no Salão Paroquial do município de Alto Alegre, o 5º Jantar do Cordeiro. O evento contou com a participação da comunidade local e regional, e de autoridades como o prefeito de Alto Alegre, Hélio Dalberto, o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn e o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Carlos Corrêa da Rosa.

O evento visa valorizar a culinária com pratos que possuem a carne de cordeiro em sua base, sendo disponibilizados ao público nove receitas que podem ser feitas no dia a dia, como cordeiro a germani, osso buco ao molho de vinho, costela e pernil recheados, espinhaço com aipim e lasanha de carne de cordeiro, entre outros. Além disso, o cardápio também contou com uma seleção de sobremesas para acompanhar, com receitas tradicionais, preparadas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.

O presidente na Emater/RS, Clair Tomé Kunh, destacou a importância de eventos que visam a valorização dos produtos oriundos da agricultura familiar. “Este jantar pode motivar outras atividades para valorizar os produtos. Precisamos criar condições adequadas para que os agricultores possam crescer cada vez mais, ter rentabilidade, qualidade de vida e para que seus filhos tenham prazer em permanecer na propriedade rural”, frisou kuhn.

Para a realização do jantar foram promovidas, ao longo do ano, oficinas práticas para confecção dos pratos, bem como sobre diferentes cortes de cordeiro, que contaram com a participação dos integrantes do grupo de ovinocultores e extensionistas da Emater/RS-Ascar. De acordo com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Francieli Nava, a carne de cordeiro, a do animal jovem, é mais saborosa do que do animal adulto. “Essa carne é mais macia, com menos gordura em relação à carne de ovelha velha, isso pode ser observado no preço diferenciado pelo produto de qualidade”, destacou Francieli.

O prefeito Hélio Dalberto salientou a importância de atividades de diversificação nas propriedades rurais. “Em Alto Alegre as pessoas estão incrementando a sua renda através da criação da ovelha, e é importante para um pequeno município que ele tenha várias atividades de diversificação para a geração de renda para as famílias”, disse o prefeito. O 5º Jantar do Cordeiro foi promovido pelo Grupo de Ovinocultores e Emater/RS-Ascar, com apoio da Administração Municipal de Alto Alegre e da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Espumoso.

Foto: Aline Santin/Emater/RS-Ascar
(Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade)

Postado em 06 outubro 2015 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop