Redobre sua atenção com os pneus nos dias de chuva

Postado em 21 setembro 2015 13:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ninguém gosta de pegar a estrada em dias de chuva forte. Mas quando não há escolha, é preciso que o motorista analise primeiramente o estado dos pneus do veículo, afinal, o risco de ocorrer acidentes por aquaplanagem é muito maior quando estes quatro itens estiverem em más condições. Neste sentido, a GF Pneus destaca a seguir algumas orientações importantes aos motoristas.

O primeiro e mais importante cuidado a tomar é avaliar qual o desgaste dos pneus, já que pneus gastos representam um perigo para quem vai pegar a estrada. E, em dias de chuva, os riscos aumentam ainda mais. Quanto menor a altura dos sulcos da banda de rodagem, isto é, quanto mais desgastados, menor será a aderência em pisos molhados.

O indicador TWI, presente em todos os pneus a fim de medir o desgaste e lembrar até quando a rodagem é segura, adverte que o sulco pode chegar a no máximo 1,6 milímetros de profundidade. Rodar com pneus abaixo deste limite é ilegal, podendo haver multas, além de ser muito perigoso.

Porém, tratando-se de solos molhados, é arriscado rodar com os pneus no limite. Inúmeros testes já realizados pelas fabricantes de pneumáticos, comprovaram que pneus novos possibilitam ao motorista maior controle sobre o veículo caso haja início de aquaplanagem. Pneus com meia-vida, apresentam desempenho semelhante: as aquaplanagens duram pouco e o carro reassume o trajeto com facilidade.

No entanto, pneus com sulcos de 1,6 milímetros de profundidade, ou seja, no último limite, ao transitar em pisos molhados, perdem a aderência muito facilmente já em velocidades baixas, sendo extremamente difícil ter controle sobre o carro e retomar o percurso.

Portanto, se seus pneus estão desgastados, faça a troca antes de viajar, principalmente em dias de chuva. Não arrisque vidas por descuidos simples.

Acesse nosso site: www.gfpneus.com.br.

Redação: Mariângela Palmeira – Assessoria de Comunicação e Marketing.

Postado em 21 setembro 2015 13:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop