NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal apoia preservação da vida silvestre

Postado em 20 agosto 2015 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Cotrijal, ciente da sua responsabilidade com a preservação do meio ambiente, desenvolve ao longo do ano desde ações rotineiras a grandes projetos, procurando integrar a questão legal com educação ambiental, cidadania e compromisso social. Também é parceira de entidades e organizações que desenvolvem projetos na área ambiental, a exemplo da Convidas – Associação para Conservação da Vida Silvestre. Criada em 2004, a entidade, com sede em Passo Fundo, comemorou 11 anos no dia 8 de agosto reunindo seus apoiadores para almoço.

A Cotrijal foi representada no evento pela coordenadora de Meio Ambiente, Deisi Sebastiani Nicolao, pela auxiliar administrativa do setor, Djúlia Raíssa Berwig, que ficaram impressionadas com o trabalho da equipe da Convidas junto ao Centro de Acolhimento de Primatas e Aves e Criadouro Conservacionista Primaves, localizado no distrito de Bela Vista. É neste local, com área de 18.055 m², que a associação mantém cerca de 130 primatas e 70 aves.

O centro de acolhimento e criadouro abriga exemplares da fauna nativa, em especial duas espécies de bugio e de sagui e o macaco-prego, além de tucanos, papagaios e araras. “O local oferece excelentes condições para atender e manter animais nativos da nossa região que não podem retornar ao seu habitat natural. Vale muito a pena visitar”, comenta Deisi Nicolao. “O auxílio a associações como a Convidas, que desenvolve trabalho tão importante para a preservação ambiental, reforça ainda mais um dos princípios da Cotrijal, que é o Comprometimento Social e Ambiental, além de fazer parte da Política Ambiental da cooperativa”.

APOIO DA COMUNIDADE – A associação surgiu a partir de uma ideia do casal Nestore e Thais Codenotti, que com o apoio da comunidade foi crescendo em importância. Ele revela que a manutenção das atividades da Convidas é possível graças a doações de pessoas e empresas, tanto em recursos financeiros quanto em alimentos e trabalho voluntário. São apenas três funcionários contratados e, em média, 17 voluntários. “A gente faz o que pode para garantir a conservação e o bem-estar dos animais”, afirma.

PROGRAMAS – Além de manter o centro de acolhimento e criadouro, a associação atua nas áreas de pesquisa, educação e ecologia. Dentre os programas que fazem parte das atividades está a Equipe de Primatas (Eprim), um grupo de biólogos de campo que estuda a distribuição e a densidade populacional de bugios e macacos que ocorrem no estado, monitoram as condições de seus habitats naturais e, em especial, cuidam da conservação do bugio-preto.

Já a ação educativa da instituição, através do Programa Extensão, realiza-se prioritariamente entre os associados da Convidas e seus colaboradores. E é reforçada pelas ações de educadores profissionalmente comprometidos com o meio ambiente, práticas de sustentabilidade e vida de qualidade que, além disso, a representam em organismos de proteção ambiental.

A atuação na área de ecologia se dá através da Loja Primata e da Reciclo Primaves. Na loja, localizada na Rua Morom, 1324, em Passo Fundo, a associação comercializa produtos ecológicos de origem controlada, em boa parte confeccionados por métodos artesanais em regime de economia popular. E a Reciclo Primaves, compartilhada com terceiros, processa resíduos orgânicos e vegetais gerados no centro de acolhimento e criadouro Primaves. Produz húmus e adubos para o cultivo de hortaliças na área do criadouro e comercializa os excedentes de verduras e legumes, húmus e compostos.

VISITAÇÃO – Em setembro, o Centro de Acolhimento e Criadouro Primaves passará a abir no primeiro e no terceiro sábado de cada mês para visitação. O valor para entrar será R$ 5,00 por pessoa. Grupos interessados em fazer visitas em outras datas devem agendar pelo telefone 54-3313-6936. Mais informações sobre a Convidas também podem ser obtidas através do site www.convidas.org.br

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Postado em 20 agosto 2015 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop