IBIRUBÁ – Emater realiza dias de campo sobre árvores frutíferas

Postado em 10 agosto 2015 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Nos dias 23 e 30 de julho, a Emater de Ibirubá realizou dias de campo sobre manejo e poda de árvores frutíferas, em propriedades localizadas no Guamirim e no Rincão dos Diesel. Tais eventos fazem parte das atividades previstas na Chamada Pública da Sustentabilidade, que vem sendo desenvolvida no município pela Emater. Foram abordados assuntos relacionados ao manejo de inverno e poda das principais árvores frutíferas da região.

O manejo de inverno pode ser realizado com produtos alternativos (pouco tóxicos), como a calda bordalesa e a calda sulfocálcica. Tais produtos auxiliam no manejo de pragas e doenças e podem ser preparados pelos próprios agricultores, que foram orientados quanto às dosagens que devem utilizar, conforme a época de aplicação, a espécie de planta e as condições de temperatura e umidade do ambiente.

Os agricultores também foram orientados quanto à realização das podas de formação e de frutificação. A poda de formação geralmente é realizada nos três primeiros anos após o plantio da muda, visando formar uma estrutura resistente e adaptar a planta ao manejo, enquanto a poda de frutificação visa evitar o enfraquecimento da planta e a alternância da produção. Após a explanação dos temas, foi realizada uma demonstração dos dois tipos de poda, em plantas existentes nas propriedades.

Através desses eventos, a Emater busca incentivar a produção de alimentos mais saudáveis e que possam ser utilizados para o autoconsumo, proporcionando a segurança e a soberania alimentar das famílias.

(Emater Ibirubá)

Postado em 10 agosto 2015 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop