IBIRUBÁ – Projeto Coprel Ecologia mostra a força do trabalho dos agricultores, prefeituras e Coprel para a preservação ambiental

Postado em 10 agosto 2015 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O evento oficial de distribuição de mudas do Projeto Coprel Ecologia, realizado anualmente pela Coprel, reuniu representantes de 24 municípios na sexta-feira, dia 07 de agosto, na sede da cooperativa, em Ibirubá. Na oportunidade, foram divulgados os números do projeto e entregue a premiação da campanha de incentivo que reconhece os cinco agricultores e cinco prefeituras com melhor desempenho no projeto.

O Projeto Coprel Ecologia visa a recuperação de áreas de preservação permanente (APP’s) com o plantio de árvores nativas. A Coprel distribui as mudas de árvores e também estacas de madeira (necessárias para melhor fixação e desenvolvimento após o plantio) para as prefeituras, que através das secretarias de meio ambiente, orientam os agricultores interessados no plantio.

O grande diferencial do projeto está na avaliação que é realizada anualmente após o plantio, e na participação voluntária dos agricultores. Engenheiros florestais fazem vistorias em todos os municípios participantes, avaliando o plantio e a sobrevivência das mudas plantadas nas propriedades. Os agricultores realizam o plantio e cuidado de forma voluntária, recuperando as APP’s. No último plantio, o índice de sobrevivência das mudas foi de 91,34%, o que coloca o Coprel Ecologia como projeto de destaque na área ambiental no Estado.

O trabalho anual de planejamento, execução e avaliação de todo o processo de plantio resulta em excelentes números. “Em 11 anos do projeto Coprel Ecologia, já foram plantadas 300 mil árvores nativas, o que corresponde a 300 hectares reflorestados. A iniciativa está consolidada como uma grande contribuição da Coprel, das prefeituras, e principalmente dos agricultores, com o Meio Ambiente”, salienta o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello. Neste ano, serão distribuídas 40 mil mudas para 24 municípios.

Para participar do Coprel Ecologia, é necessário contatar com uma das prefeituras participantes (a lista completa está no portal www.coprel.com.br). A indicação é que se faça o plantio em áreas de preservação permanente, seguindo as instruções de plantio fornecidas pelas prefeituras.

Conheça as prefeituras e agricultores destaque no Coprel Ecologia:

Prefeituras: David Canabarro, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro Saldanha Marinho e Selbach.

Agricultores: Aldino Oberherr e Clovis Bourcheid (Selbach); Luis Carlos Lussi (Soledade) Luis Roberto Schuster (Santo Antônio do Planalto) e Romeu de Cezaro (David Canabarro).

(Assessoria de Comunicação da Coprel)

Postado em 10 agosto 2015 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop