ESPUMOSO – Especialista elogia seriedade do Programa de Agricultura de Precisão da Cotriel

Postado em 10 agosto 2015 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Instrutor do Senar disse que ferramenta incentiva o planejamento da lavoura

Dias 27 e 28 de julho, na Sala de Reuniões da Cotriel, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Senar e Sindicato Rural de Espumoso, o treinamento sobre Manejo e fertilidade do solo.

O mesmo foi proferido pelo instrutor Mayron Roberto Bispo, mais conhecido como Mayron Maranhão, do Senar, engenheiro agrônomo e especialista em agronegócio, com vários anos de experiência e que presta assistência a vários produtores da região. Realizada em 16 horas, a capacitação teve a presença de produtores de toda a região, bem como os funcionários Edival Winck e Evando Schmatz, do Setor de Agricultura de Precisão da Cooperativa.

O especialista lembrou que a preocupação do produtor não deve ser apenas com a aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas: “O início de tudo é o solo. Se ele não estiver bem feito, bem semeado e possuir boa fertilidade, o uso destes produtos por si só não proporcionará a produtividade esperada. A baixa velocidade de plantio, na minha opinião, é responsável por 80% do sucesso da lavoura, pois só assim as plantas ficarão com uma população adequada e não terão problemas de germinação mais tarde”, lembrou.

Sobre a agricultura de precisão, Mayron Maranhão elogiou o trabalho feito pela Cotriel com esta ferramenta: “Durante o curso, por alguns minutos, pudemos trocar experiências referentes à agricultura de precisão. A preocupação da agricultura de precisão com a parte química do solo, principalmente no que diz respeito à adubação com a complementação de nutrientes como Nitrogênio, Fósforo, Potássio e Enxofre é importante. É necessário trabalhar a parte física do solo, visando ampliar a vida útil deste bem fundamental para a sobrevivência do produtor.

Ela considerou que para que a terra não sofra um processo erosivo, e a retenção e armazenamento da água sejam normalizada, a adubação de cobertura, e, mais do que tudo, palha são fundamentais. Diminuir as áreas de pousio é outra medida que urgentemente precisa ser tomada. A agricultura de precisão é apenas uma ferramenta de auxílio, que depende de uma série de fatores como a correção da fertilidade e cobertura de palha para recuperar o solo e garantir lá na frente a produtividade. Gostei muito do trabalho da Cotriel na agricultura de precisão, pois os mapas de produtividade, a análise precisa das áreas via satélite e o atendimento individualizado feito pela Cooperativa é que são responsáveis pelo sucesso que esta tem obtido junto aos associados”, finalizou.

(Assessoria de Comunicação da Cotriel)

Postado em 10 agosto 2015 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop