NÃO-ME-TOQUE – Cotrijal investe na liderança mirim

Postado em 01 agosto 2015 07:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

9º Seminário de Líderes Mirins foi realizado nesta quarta-feira (29), em Não-Me-Toque

Uma galerinha muito antenada participou, nesta quarta-feira (29), do 9º Seminário de Líderes Mirins da Cotrijal. O evento, na Associação dos Funcionários da Cotrijal, em Não-Me-Toque, reuniu 40 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 15 anos. Eles foram eleitos líderes mirins, para representar suas comunidades, durante as reuniões de núcleo realizadas no início de 2015 pela cooperativa.

A programação interativa do seminário possibilitou que os líderes mirins participassem amplamente, com ideias e comentários. “Foi muito bom”, comentou Joaquim Schössler, 5 anos, de Victor Graeff, o mais novo da turma e que foi o primeiro a chegar pela manhã. Segundo o pai Luciano Fabrício, o menino andava ansioso, esperando que chegasse logo o dia do seminário. “Saber trabalhar em grupo é importante e acho legal a cooperativa se preocupar com a gente”, disse Gisela Rodrigues, líder mirim do núcleo de Passo Fundo, que ajuda os pais a cuidar dos aviários na propriedade da família, em Pontão.

Um dos momentos de destaque foi a encenação de uma peça teatral relacionada ao uso de equipamentos de proteção individual, embalagens de defensivos agrícolas e meio ambiente, em que eles puderam usar de criatividade e conhecimento sobre o assunto, inclusive acerca do Projeto Escola no Campo, desenvolvido pela cooperativa em parceria com a Syngenta, e trabalhar as cinco habilidades fundamentais de um líder apresentadas durante o encontro: comunicação, trabalho em equipe, organização, planejamento e compromisso. As atividades foram coordenadas pelas pedagogas Solange Fries e Mariáh Brum.

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o aprendizado que os líderes mirins têm a partir do seminário é importante para o presente, mas muito mais para o futuro. “A sociedade precisa de lideranças sérias e comprometidas e por isso investimos em vocês”, afirmou.

“Sabemos que nem todos vão ficar na agricultura, mas o conhecimento que vocês receberam hoje vai ajudá-los independente da profissão que escolherem e muito mais ainda aqueles que optarem permanecer na atividade e com a cooperativa”, destacou o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

A gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Leila Mertins, setor que organiza o seminário, mostrou-se satisfeita com o resultado do evento e também a participação dos líderes mirins. “O olhar curioso e a sede de aprender chamaram a atenção neste grupo. Independente da idade, todos estavam interessados em saber mais, em opinar, participar, o que comprova a importância do projeto”, ressaltou.

O PROJETO – A Cotrijal começou a investir no trabalho com crianças e adolescentes em 2001, durante as reuniões de núcleo realizadas antes da assembleia geral ordinária, através de atividades lúdicas e de recreação visando estimular o espírito de cooperação.

Em 2007, lançou o Projeto Líderes Mirins, que tem como objetivo preparar crianças e adolescentes para serem os futuros líderes da cooperativa e que os envolve em atividades durante as reuniões de núcleo e também no seminário, realizado sempre no período de férias escolares de inverno.

(Assessoria de Comunicação da Cotrijal)

Postado em 01 agosto 2015 07:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop