PASSO FUNDO – UPF recebe novos alunos com programação especial

Postado em 31 julho 2015 07:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Novos acadêmicos são recebidos pela reitoria e por professores, com atividades especiais

O ingresso no ensino superior traz uma série de expectativas. Sonhos, objetivos e a certeza de que serão anos intensos e inesquecíveis fazem parte dos desejos dos acadêmicos que iniciaram as aulas na Universidade de Passo Fundo (UPF) neste segundo semestre de 2015. Para deixar esse momento ainda mais especial, a Universidade recebe os novos alunos em mais uma edição da Recepção Acalourada. A atividade, que aconteceu pela manhã e ocorre à noite, no Centro de Eventos, conta com a participação da Reitoria e com a apresentação artística do grupo Dionisos.

Para o reitor José Carlos Carles de Souza, esse é um dos contatos mais importantes entre Universidade e aluno, e é por isso que a Instituição valoriza tanto esse momento. “Cada início de semestre, a UPF recebe os novos acadêmicos, por intermédio da Reitoria, da Coordenação e da Direção dos cursos. O propósito é justamente dar a eles as boas-vindas, mostrando-lhes tudo que irão encontrar no universo acadêmico e oferecendo condições de serem ótimos cidadãos e profissionais”, declara.

A recepção também tem por objetivo construir laços entre aluno e Universidade. Para a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, a aproximação potencializa as vivências na Instituição. “O significado está centrado no sentimento de pertencimento à nossa Universidade. Queremos que os acadêmicos se identifiquem com a UPF e com tudo que ela oferece em termos de infraestrutura e de conhecimento, e também nos laços afetivos. O intuito é de interagir, conhecer e viver esse universo acadêmicos tão diverso”, destaca.

Os acadêmicos também puderam ouvir a manifestação da presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Larissa Gehlen Pedro, e de sua equipe. Em suas falas, eles destacaram as ações do Diretório para atender às demandas dos alunos e convidaram a comunidade acadêmica para conhecer de perto as atividades desenvolvidas.

Também participaram da ação de boas-vindas o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Júnior.

Expectativas e novos olhares
Eduardo Dombroski tinha o sonho de estudar Medicina. Antes da conquista da vaga, foram meses de estudo e dedicação. Hoje acadêmico, ele exalta a recepção e destaca que ações como essa aproximam os alunos da realidade da academia. “Sinto-me muito feliz por estar aqui na UPF e, neste momento, por estar interagindo com todos os alunos. É importante essa grande reunião, pois, assim, podemos ter um pouco de contato com os sonhos de cada um e isso fortalece também os nossos anseios”, ressalta.

A atração artística ficou por conta do grupo Dionisos Teatro. Numa mistura de palestra e encenações, o grupo apresenta histórias reais e imaginárias que trazem mensagens de otimismo, superação, positivismo e coragem. Em sua fala, o coordenador do projeto, Silvestre Ferreira, abordou aspectos como o aproveitamento do tempo na faculdade, a valorização dos amigos e os vínculos criados no período, além do conhecimento ilimitado e das possibilidades de descobrir novos olhares sobre aspectos de várias áreas.

Volta Solidária às Aulas
A Universidade também está atenta aos problemas ocasionados pelas últimas chuvas no estado. Em regiões como a metropolitana de Porto Alegre e a fronteira oeste, famílias tiveram suas casas invadidas pela água e necessitam de ajuda para retomarem suas rotinas. Disposta a colaborar, a UPF promove a Volta Solidária às Aulas, com uma campanha voltada à arrecadação de água, produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis, que serão doados a pessoas que passam pela difícil situação de terem seus pertences danificados pelas enchentes.
São convidados a participar calouros e veteranos de todos os cursos da Instituição, bem como professores, funcionários e pessoas da comunidade em geral que queiram ajudar. As doações podem ser feitas até 09 de agosto, nos seguintes pontos de arrecadação: UPFTV, UPF Idiomas, DCE/UPF e nos Campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade.

Assessoria de Imprensa da UPF
Fotos: Gelsoli Casagrande

Postado em 31 julho 2015 07:28 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop