TAPERA – Campanha do Agasalho da Cotrisoja encerra com sucesso

Postado em 04 julho 2015 08:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o slogan “Aqueça um coração neste inverno. Coopere com quem precisa de você”, colaboradores, associados, cliente e comunidade externa formaram uma corrente de cooperação e arrecadaram cobertores, roupas e sapatos em bom estado que na próxima semana serão repassadas a entidades assistências. O objetivo é atender as pessoas dos municípios de abrangência da cooperativa durante os meses de outono e inverno, quando a temperatura é menor.

Com esta campanha, a Cotrisoja participou também do Dia de Cooperar (ou Dia C). O Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCB que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

As cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolvem em suas localidades um elenco de ações, na forma de projetos, atividades e iniciativas, que valorizam o trabalho voluntário e demonstram a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.

A partir desta ano, o Dia C passa a ser um celebrado junto com as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo. Assim, no dia 04 de julho, cooperativas de todo o Brasil poderão confirmar, mais uma vez, a força da cooperação e do voluntariado, promovendo atividades de integração, lazer, cultura, promoção da saúde, preservação do meio ambiente e muitas outras.

Igualdade é o tema do Dia Internacional das Cooperativas 2015

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de julho. Neste ano, a celebração será no dia 04 e tem como tema “Escolha cooperativismo. Escolha equidade“. A data deve ser um momento de reflexão sobre a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento da sociedade.

De acordo com a ACI, a desigualdade é prejudicial para a economia, a infraestrutura, a segurança e a democracia. Para a entidade, o cooperativismo pode ajudar a reduzir a desigualdade pelos seguintes motivos: No cooperativismo todos são donos – Expandindo o conceito de propriedade, as cooperativas são uma força comprovada para a inclusão econômica e social. Se o modelo cooperativista continuar a crescer, a desigualdade será reduzida.

Cooperativas são abertas a todos – Uma cooperativa é democrática. Seja homem ou mulher, jovem ou idoso, qualquer pessoa pode participar.

Nas cooperativas, o poder de decisão não está vinculado à riqueza – Todos têm igual poder de decisão (voto equivalente), independentemente do capital.

Igualdade também significa acesso igual aos bens – Um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) é assegurar o acesso universal a bens e serviços básicos de boa qualidade. Esse também é um dos propósitos de uma cooperativa.

As cooperativas se concentram em atender as necessidades de seus membros, ao invés de focar apenas no retorno financeiro. Assim, elas auxiliam a reduzir a desigualdade ao empoderar as pessoas e ao oferecer a elas uma forma digna e sustentável de ganhar a vida.

(Assessoria de Comunicação da Cotrisoja)

Postado em 04 julho 2015 08:31 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop