PASSO FUNDO – Secretaria de Minas e Energia do RS realiza reunião na UPF

Postado em 25 junho 2015 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Plano Energético do RS foi a pauta do encontro, que reuniu representantes de dezenas de municípios da região

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou nesta terça-feira, 23 de junho, a nona reunião promovida pela Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul para a elaboração do Plano Energético do RS. O secretário adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos, coordenou a atividade, para a qual foram convidados representantes de aproximadamente 90 municípios da região. O Plano Energético do RS apontará potencialidades e demandas do setor energético para os próximos dez anos, e as reuniões regionais propiciam que a sociedade proponha ações para que suas necessidades sejam atendidas, de acordo com suas peculiaridades.

O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, participou da reunião. O professor destacou a disponibilidade da Universidade em contribuir com o governo estadual na busca de soluções para as áreas de minas e energia. “Em época de custos elevados e escassez, precisamos fomentar o potencial energético da nossa região. No cenário atual, é indispensável pensar conjuntamente formas de contribuir com o nosso estado”, destacou o professor José Carlos.

O secretário adjunto ressaltou que o plano contempla formas alternativas de energia, como a gerada pela luz solar, lixo e biomassa. “A intenção é que o setor energético possibilite o desenvolvimento do estado, fornecendo a energia necessária para os diferentes setores da economia”, destacou.

A primeira etapa do Plano consiste na realização de 17 reuniões pelo estado, contemplando as diversas regiões. Participam prefeitos, vereadores e representantes das empresas de energia e universidades, entre outras lideranças. Essa etapa permitirá a criação de um documento que subsidiará as ações do setor na próxima década. O Plano foi apresentado pelo diretor de Planejamento e Programas da Secretaria de Minas e Energia, José Francisco Pereira Braga.

A reunião foi realizada no Anfiteatro da Faculdade de Direito da UPF, e contou com a participação de representantes de municípios abrangidos pela Associação de Municípios do Planalto (Ampla), e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Nordeste, Norte e Produção.

(Assessoria de Imprensa da UPF)
Foto: Gelsoli Casagrande

Postado em 25 junho 2015 07:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop