VICTOR GRAEFF – Agricultores victorenses participam de palestra sobre CAR

Postado em 27 maio 2015 07:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Cerca de 30 agricultores do município de Victor Graeff participaram, na terça-feira (19/05), de uma palestra realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, a qual abordou o novo Código Florestal, o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os temas foram tratados pelo engenheiro agrônomo e assistente técnico do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Josemar Parise.

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar Clari Pierezan Pereira, a atividade procurou oportunizar um espaço para esclarecer dúvidas dos agricultores do município. “A ideia é esclarecer e tirar dúvidas tanto sobre o Código Florestal quanto o CAR, para que o agricultor decida como dar os encaminhamentos da sua propriedade e principalmente desmitificar os aspectos que envolvem o cadastro”, destacou Pierezan.

Durante a tarde, os produtores puderam conhecer algumas regras relativas aos aspectos ambientais, como as Áreas de Preservação Permanente (APP), Área de Uso Restrito, Reserva Legal e Áreas Rurais Consolidadas, por exemplo. “Conhecer as regras gerais e transitórias e identificar essas áreas na sua propriedade rural possibilitará aos agricultores um maior entendimento na hora de fazer o CAR, pois essas são algumas das informações que precisam constar”, frisou Parise.

Ainda segundo Parise, as regras gerais referem-se às áreas protegidas por lei e preservadas. Já as regras transitórias versam sobre as áreas protegidas e que foram ocupadas antes de 22 de julho de 2008 por parte do agricultor, e que para obterem o enquadramento legal a essas ocupações foi criado, com o novo Código Florestal, a figura de Área Rural Consolidada.

Os agricultores devem realizar o CAR das suas unidades produtivas até maio de 2016, quem não fizer o registro terá dificuldade em obter alguns benefícios como, por exemplo, acesso as linhas de créditos. Nesta quinta-feira (21/05) um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar dos municípios de Tio Hugo, Ibirapuitã, Nicolau Vergueiro e Victor Graeff participaram de uma capacitação sobre o CAR coordenada pelo engenheiro agrônomo e assistente técnico regional Celso Konrad, também realizada no município de Victor Graeff.

(Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade)

Postado em 27 maio 2015 07:37 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop