VICTOR GRAEFF – Prefeito visita filial da CRVR em Giruá

Postado em 14 maio 2015 07:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Viagem técnica foi realizada para conhecer as instalações da empresa que instalará em Victor Graeff uma Central Regional de Tratamento de Resíduos

O prefeito de Victor Graeff, Cláudio Afonso Alflen, visitou no último dia 05, acompanhado do seu Assessor Mario Antonio Martini, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Giruá pertencente a CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos), que vai instalar em Victor Graeff, mais uma Central Regional de Tratamento de Resíduos.

A visita ocorreu pela parte da manhã e foi guiada pelo Coordenador Comercial, Leomyr de Castro Girondi, Engenheiro Ambiental responsável pela CRVR, Nilceu Junior Forgiarini e pelo Advogado João Carlos dos Santos.

Na oportunidade o Prefeito pode conhecer a área de mais de 20 hectares, onde fica localizado o aterro sanitário e a central, que opera com uma capacidade de 300 toneladas/dia de resíduos, o que permite atender à demanda de 48 municípios da região noroeste do estado, por um período estimado em 20 anos.

Além de conhecer a central, Alflen, visitou as instalações administrativas e o Centro de Educação Ambiental – dotado de um auditório de 50 lugares –, onde são desenvolvidas atividades com alunos das escolas da região e de comunidades locais.

Antes de conhecer as unidades de triagem, compostagem, tratamento de efluentes, além do aterro sanitário, Alflen participou de uma reunião com os representantes da empresa, onde eles explicaram como se dará a etapa de pré e instalação da empresa em Victor Graeff.

Na ocasião foi salientada a importância por parte da empresa de realizar o
Estudo de Impacto Ambiental – EIA, (estudo responsável por dizer a respeito da coleta de material, analise, bibliografia e estudo das prováveis conseqüências ambientais que podem ser causados pela obra) – e o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA (refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental (EIA). O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva para compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível de modo que se possam entender as vantagens e possíveis desvantagens do projeto, além das possíveis  consequências ambientais de sua implementação.),que ficará a disposição da comunidade Victorense e será apresentado em audiência pública.
CRVR em Victor Graeff

A empresa se instalará nas margens da BR 386 em um espaço de 51 hectares, onde vai implantar uma Central Regional de Tratamento de Resíduos, um projeto de mais de 100 milhões de reais e que, atendidas todas as exigências legais e de segurança ambiental, estará em funcionamento já no segundo semestre de 2016, atendendo municípios como: Passo Fundo, Ernestina, Espumoso, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto, Tapera, Tio Hugo, Colorado, Coxilha, entre outros.

O projeto que além do aterro, contará com uma estação de geração de energia, estação de tratamento do chorume, centro de educação ambiental, central de triagem de resíduos sólidos, entre outros.

De acordo com o Prefeito, do ponto de vista econômico, gerando receitas de imposto de 3%, a Central vai gerar empregos diretos e indiretos, além do aproveitamento de resíduos recicláveis e a redução do custo logístico que a prefeitura tem atualmente para enviar o lixo outras localidades. Além disso, só a arrecadação de impostos (ISSQN) representará uma receita anual de um milhão de reais.

O processo de licenciamento ambiental já está em curso na Fepam, tendo sido solicitada a Licença Previa do empreendimento no início do mês de marco de 2015, e que durante esta semana foi discutido em reunião entre a Fepam e CRVR.

A CRVR – Opera no Estado do Rio Grande do Sul, atendendo 300 municípios nos serviços de disposição final e valorização de resíduos sólidos urbanos, através de 04 centrais regionais localizadas nos municípios de Minas do Leão, São Leopoldo, Santa Maria e Giruá. Ela busca atuar de acordo com os conceitos difundidos pela nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): a separação prévia dos resíduos, enviando para a área do aterro primordialmente o resíduo orgânico.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Postado em 14 maio 2015 07:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop