CRUZ ALTA – Cultura do trigo em debate em seminário técnico realizado pelo mestrado em Desenvolvimento Rural

Postado em 12 maio 2015 16:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A preservação da principal cultura de inverno do Rio Grande do Sul foi tema de um seminário técnico promovido pelo Mestrado em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta, em parceria com o Sindicato Rural de Cruz Alta. Pesquisadores detalharam na sexta-feira (08), no Salão Nobre do Campus, como controlar pragas e azevém, dois dos maiores inimigos das plantações de trigo. A atividade reuniu graduandos e mestrando da Unicruz, bem como produtores rurais e interessados na área.

As características morfológicas de corós e pulgões foram apresentadas pela professora do Instituto Federal Farroupilha (IFF) – Campus São Vicente do Sul, Ana Lúcia Ribeiro. A docente, que já lecionou na Universidade proponente do seminário, explicou que o conhecimento específico das espécies de possíveis pestes é fundamental para combater a disseminação. “Consideramos pragas os organismos que podem provocar dano econômico à lavoura, mas alguns insetos podem ser benéficos ao solo. Por esse motivo, precisamos estar atentos aos componentes biológicos de cada espécie“.

Apesar de ser uma alternativa popular para a alimentação animal, o azevém é considerada uma erva daninha quando existente em meio ao trigo. A forrageira remanesce através de bancos de sementes e prejudica o desenvolvimento do cereal. Segundo o professor da Unicruz Mario Bianchi, a rotatividade de culturas pode ocasionar na redução da indesejada pastagem. “É uma tarefa de planejamento anual”, disse o palestrante.

O seminário técnico encerrou com debates entre os participantes.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 12 maio 2015 16:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop