VICTOR GRAEFF – Dengue: Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção

Postado em 25 abril 2015 08:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Visando orientar e conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Victor Graeff, está realizando nas escolas do município palestras sobre a dengue para os estudantes.

A ação iniciou na manha de quarta, dia 22, na Escola JOMAC e na EMEI Felippe Alflen, e continuará durante a semana na EMEI Cantinho do Amor, EMEF Leonel de Moura Brizola e EMEF Marcílio Dias.

De acordo com o Secretário Marcos Roberto Petri, o objetivo da campanha é levar as orientações de como ocorre a transmissão do vírus da dengue, bem como a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e as ações que a comunidade pode desenvolver para se prevenir.

As ações de prevenção da campanha são explicadas no material gráfico desenvolvido pela Secretaria. Elas são recomendações de como combater os focos de acúmulo de água, ou seja, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. O material gráfico que é utilizado nas palestras, também será distribuído pelas agentes de saúde nas residências do município.

O Secretário salienta que as ações devem partir de toda a comunidade e não somente da Secretaria, pois, a população é protagonista e tem um papel relevante na hora da prevenção.

Saiba mais:

Como é o mosquito da dengue? O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o inseto é infectado? O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas? A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto. 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos. 50% têm dor atrás dos olhos (retroorbital) ; 50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos. 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.

A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?

Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetilsalicílico. Beba bastante água e consulte um médico.

Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?
Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), podese adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Formas de prevenção contra a proliferação do mosquito:
– retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia;
– eliminar todos os materiais que não têm serventia do pátio;
– colocar telas milimétricas nos ralos;
– fazer limpeza semanal das calhas e manter bem vedados recipientes com armazenamento de água para consumo.
– na ocorrência de chuvas, intensificar cuidados para evitar o acúmulo de água em pneus, vasos, garrafas e etc.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Postado em 25 abril 2015 08:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop