PASSO FUNDO – Conferência sobre Ética, Universidade e Justiça Social abre I Simpósio de Filosofia e Direito na UPF

Postado em 15 abril 2015 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os convidados para a abertura oficial do evento foram os doutores João Carlos Brum Torres e Jayme Paviani, ambos da UCS. A abertura contou ainda com o lançamento do Manual de Ética, que inclui trabalhos de dois professores da UPF

O I Simpósio de Filosofia e Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) teve abertura oficial na noite de segunda-feira (13), com a conferência Ética, Universidade e Justiça Social, proferida pelos doutores João Carlos Brum Torres (UCS) e Jayme Paviani (UCS). O evento é uma promoção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Faculdade de Direito (FD) e sua programação se estende até a próxima quinta-feira (16), no Salão de Atos da FD, no Campus I da UPF. Na noite de abertura, também foi lançado o livro Manual de Ética, organizado pelo professor Torres e publicado pela Editora Vozes. A obra conta com a participação de dois professores do IFCH/UPF.

Para o professor Torres, as relações entre universidade, ética e justiça social nem sempre são evidentes, tendo em vista o caráter científico e voltado ao conhecimento dessas instituições. Por outro lado, ele destaca que dedicar-se à vida acadêmica, do conhecimento, e da ciência, por si só, tem um conteúdo ético importante. “É uma maneira de dizer que a vida não se reduz aos interesses pragmáticos diretos de sucesso profissional, que há alguma coisa que está para além disso. Admitir, reconhecer e ver que se pode viver com valores que não são apenas aqueles ligados ao sucesso da vida material por si só é uma grande contribuição”, justifica. Para ele, a relação fundamental que a universidade pode ter com a ética é a do exemplo de uma vida desprendida e comprometida com valores ligados ao conhecimento, à ciência e à retidão, que são fundamentais para uma vida digna.

Formação ética
O ato de ensinar e o ato de aprender são considerados essencialmente éticos por Paviani. O conferencista explica que isso acontece porque mexe com as pessoas, as condutas, a orientação profissional e até pessoal na vida dos indivíduos. Outro aspecto destacado é a importância da formação ética do profissional. “A situação do Brasil nos últimos meses, nas últimas notícias mostra que não é suficiente formar profissionais, é necessário formar profissionais com cidadania, com formação ética, moral. Há uma situação em que a formação profissional é dada de maneira expressa, enquanto a formação moral se dá de maneira não expressa, implícita. Ela poderia ser mais explicitada no ensino, na pesquisa e nas demais atividades acadêmicas”, opina o pesquisador.

I Simpósio
Para o representante da comissão organizadora do I Simpósio de Filosofia e Direito, Altair Fávero, o evento é a concretização de um projeto de longo prazo que busca aproximar essas duas áreas dentro da UPF. “A Filosofia e o Direito estão entre os cursos mais antigos da Universidade e são áreas que se complementam. Uma das formas de criar essa zona de fronteira entre os cursos é realizar eventos dessa natureza. Todo o evento foi estruturado com a participação dos dois cursos e o tema escolhido para esta primeira edição, Justiça Social, tem importância para as duas áreas”, explica.

Lançamento de livro
O livro Manual de Ética, organizado pelo professor Torres, é composto por 32 capítulos e inclui contribuições de 37 pesquisadores de vinte universidades brasileiras, dentre eles os professores do IFCH da UPF Angelo Vitório Cenci e Cláudio Dalbosco. A obra se divide em quatro partes principais. A primeira aborda conceitos fundamentais, e a segunda, as grandes correntes ou doutrinas, que inclui um conjunto de posições a respeito do que é a ética. A terceira parte aborda as interfaces e mostra como a ética se faz presente em várias áreas. Já a última parte é dedicada a questões aplicadas e trata de temas clássicos como eutanásia, suicídio, aborto, direito de punir, além de novas questões que surgem com o avanço da engenharia genética.

Abertura
Participaram ainda da abertura oficial do evento o diretor da Faculdade de Direito, Rogério Silva, o diretor do IFCH, Edson Alencar Casagranda, e o coordenador do lançamento do livro Manual de Ética, Angelo Vitório Cenci.

Progamação
Confira a programação dos próximos dias do Simpósio de Filosofia e Direito da UPF:

14/04/2015
Conferências:
A concepção de justiça social de Axel Honneth – Dr. Angelo Vitório Cenci (Filosofia/UPF)
Justiça e desenvolvimento: a proposta de Amartya Sen – Me. Renato Fioreze (Direito/UPF)
Mediadora: Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial (Direito/UPF).

15/04/2015
Comunicações

16/04/2015
Conferências:
Justiça e Direito em Habermas – Dr. Marcio Hamel (Direito/UPF)
Espaço público e justiça social em Hannah Arendt – Dr. Edison Alencar Casagranda (Filosofia/UPF)
Mediador: Dr. Altair Alberto Fávero (Filosofia/UPF)

Foto: Leonardo Andreoli
(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Postado em 15 abril 2015 10:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop