PASSO FUNDO – Conhecimento adquirido fora da sala de aula

Postado em 15 abril 2015 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Alunos da Escola Municipal Pantaleão Thomaz, de Coxilha, acompanharam o processo de ordenha realizado na UPF

Apresentar para as crianças as novas possibilidades de aprendizado e buscar formas diferentes de conhecimento estão entre os objetivos das professoras da Escola Municipal Pantaleão Thomaz, de Coxilha. Na manhã desta terça-feira (14), os alunos puderam acompanhar o processo de ordenha realizado no Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária da Universidade de Passo Fundo (Cepagro/UPF).

Segundo a professora Roseana Vanin, a ideia surgiu a partir de conversas em sala de aula e da realidade dos alunos. Ela lembra que alguns apresentam intolerância à lactose e outros moram no interior, mas nem sempre sabem como funciona a produção e os cuidados com o leite que chega até as residências. “Fizemos uma pesquisa com os pais e buscamos incentivar o consumo desse alimento, que é muito rico, e também a busca do conhecimento sobre os benefícios e as propriedades do leite. Alguns moram no interior e conhecem os animais, outros só conhecem o leite de caixinha, então, a intensão foi apresentar a realidade para todos”, ressaltou.

Acompanhados por alunos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), os alunos receberam informações sobre manejo do animal, cuidados com a higiene pessoal e da ordenha. Segundo Liliane Zanatta, médica veterinária residente do Cepagro, o Centro sempre recebe crianças de vários lugares, aproveitando o momento para colocar em prática o conhecimento recebido no curso. Ela lembra que, para isso, existe uma estrutura montada, que possibilita aos alunos acompanhar de perto os processos de limpeza, ordenha e alimentação dos animais.

Animação e descobertas
De longe, era possível perceber a animação das crianças do 1º e 2º anos e de uma turma de progressão da Escola. A oportunidade de chegar perto dos animais e de ver como o leite consumido é extraído foi o fator motivacional da atividade. “Descobri um monte de coisas. Agora sei como tirar leite da vaca, o cuidado que temos que ter com os animais. Em casa, vou contar tudo que vi”, relatou Bruna Albert Borges.

Fotos: Gelsoli Casagrande

(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Postado em 15 abril 2015 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop