Cruz alta – Capacidade energética do município é tema de encontro

Postado em 10 abril 2015 07:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Secretaria de Minas e Energia sediou reunião com Prefeito

Menos de um mês após a primeira reunião o Prefeito de Cruz Alta Juliano da Silva voltou a se encontrar com o Secretário Estadual de Minas e Energia Lucas Redecker. Desta vez a pauta de distribuição de energia foi abordada no Centro Administrativo em Porto Alegre, na sede da secretaria de Minas. Foram duas reuniões envolvendo o município, a primeira debateu o suporte energético para a fábrica de leite da CCGL e a segunda tratou da capacidade de energia elétrica para os produtores rurais de Cruz Alta e das futuras instalações do Distrito Industrial.

Estiveram reunidos representantes das empresas RGE e CEEE, da CCGL, além do Secretário de Desenvolvimento Rural e Presidente do Sindicato Rural Airton Becker. O vice-presidente da CCGL, Darci Hartmann, relatou aos presentes que nos últimos seis meses a indústria sofreu 60 interrupções de energia elétrica, e que cada parada representa mais de R$ 30 mil de perdas. “A cada corte de energia a fábrica aciona o sistema de higienização, o que representa perda financeira e de tempo no processamento do leite” relatou Hartmann. O Prefeito Juliano da Silva defendeu a empresa, que terá até o fim do ano sua produção duplicada, e destacou a importância que a fábrica tem para a cidade e região. Como resposta para os problemas destacados o diretor-presidente da RGE Ricardo Siufi disse que em até 15 dias os problemas serão resolvidos. Um estudo técnico na rede que abastece a fábrica será realizado para reduzir ao mínimo as interrupções de energia.

Em um segundo momento a pauta energética foi para as lavouras, onde a região noroeste é conhecido como a maior produtora de cereais. Para Airton Becker a grande dificuldade dos produtores são as constantes oscilações de tensão no meio rural. Na última safra de milho foi percebido uma diferença de 50 sacos por hectare nas áreas irrigadas em comparação com as não irrigadas. “Os produtores que hoje querem investir em irrigação esbarram na questão energética, e isso repercute diretamente na economia do estado” relata Airton Becker. Segundo a RGE técnicos vão avaliar a situação da rede para descobrir possíveis interferências na distribuição de energia.

Distrito Industrial receberá atenção especial
Por fim o Prefeito Juliano tratou de apresentar a área onde serão instaladas as empresas que formarão o Distrito Industrial e questionou as autoridades sobre a capacidade de energia disponível. Segundo os representantes da companhia energética encontros como este servem para estreitar as relações entre Prefeitura e RGE e antecipar informações como a carga de energia necessária para suprir as empresas do Distrito. Para o Prefeito Juliano da Silva as reuniões foram positivas por proporcionar um canal direto de discussão entre os envolvidos e assim buscando melhorias para os moradores e empresários da cidade.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 10 abril 2015 07:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop