PASSO FUNDO – UPF possibilita intercâmbio acadêmico para 13 países

Postado em 30 março 2015 16:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Inscrições podem ser realizadas até 20 de abril

A fim de proporcionar a troca de informações e experiências com instituições de ensino de outros países, como forma de qualificar os acadêmicos e valorizar o ensino oferecido pela própria Instituição, a Universidade de Passo Fundo (UPF) lança nesta sexta-feira, dia 27 de março, o edital para seleção ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (PIAC).

Disponibilizado por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), o edital seleciona estudantes de cursos de graduação da UPF, matriculados em cursos de todas as áreas, aprovados em no mínimo 50%, no momento da inscrição, e no máximo 80% das disciplinas do curso, para participar de intercâmbio acadêmico de um ou dois semestres, em Instituições de Ensino Superior da Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Escócia, Espanha, França, Itália, México, Polônia, Portugal e Uruguai. Na lista disponível no site da UPF (link Intercâmbio Acadêmico) os interessados podem visualizar as universidades parceiras e os cursos ofertados por cada uma delas.

Inscrição e seleção do PIAC
Para inscrever-se o acadêmico deve preencher o formulário disponível no site da UPF, no link Intercâmbio Acadêmico, e protocolá-lo na Central de Atendimento ao Aluno até o dia 20 de abril. Ainda, é preciso entregar os documentos, listados no edital. A seleção dos alunos será feita pela AAII, tendo como base a documentação solicitada, a excelência acadêmica do candidato e a análise do plano de ação. Os candidatos também participarão de entrevistas individuais. A participação no intercâmbio depende ainda do aceite da instituição estrangeira.

A UPF ainda oferece uma bolsa de intercâmbio, que custeia as despesas de mensalidades durante a permanência do acadêmico na instituição estrangeira. No período, há isenção do pagamento das mensalidades na UPF. Os alunos selecionados devem participar de entrevista no dia 23 de abril e, no dia 28 de abril, será divulgada a lista dos pré-selecionados. As atividades no exterior devem ter início entre agosto e setembro deste ano.

Conhecimento de língua estrangeira
Um dos requisitos para participar do PIAC é o conhecimento da língua estrangeira do país de destino. Para certificar esse conhecimento, a UPF Idiomas oferece o Teste de Aptidão Linguística (TAL). As inscrições para o teste podem ser feitas de 27 de março a 13 de abril, na secretaria da UPF Idiomas. Informações pelo telefone (54) 3316-8510 ou pelo e-mail [email protected]. Alunos com comprovação de testes de proficiência em língua estrangeira ou certificado emitido por instituições regulares de ensino de línguas, podem anexar cópia do documento comprobatório, ficando isentos do TAL.

Informações
O edital do programa está disponível no site da UPF, link Editais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8117 e pelo e-mail [email protected].

(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Postado em 30 março 2015 16:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop