IBIRUBÁ – Interior recebe dois novos poços artesianos

Postado em 30 março 2015 07:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Vinte e uma famílias serão beneficiadas pela perfuração de dois novos poços que distribuirão água para a região de Erno Wayhs e Linha Jacuí Mirim. Com estes, Ibirubá conta com 59 redes de água comunitária.

Através de um Acordo de Operação entre a Prefeitura Municipal de Ibirubá e a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado do Rio Grande do Sul, duas novas redes de água comunitária estão sendo implantadas em Ibirubá. Os poços foram perfurados nas propriedades de Enno Brune, na localidade de Erno Wayhs, e de Elário Genz, na Linha Jacuí Mirim. Os proprietários, através de Cessão de Direito de Uso, concederam as áreas para a perfuração dos poços artesianos de uso comunitário.

A profundidade atingida pelo poço em Erno Wayhs foi de 80 metros, tendo uma expectativa de vazão de água de mais de 20.000 metros cúbicos por hora. Em Linha Jacuí Mirim, alcançou a profundidade de 162 metros, com a expectativa de vazão de 10.000 metros cúbicos de água por hora.

A Secretaria do Estado, através da Corsan, cedeu as máquinas perfuradoras dos poços e os profissionais que realizaram o trabalho entre os dias 17 a 20/03. A contrapartida do município para a realização dos serviços foi a cedência de óleo diesel, lubrificante, tubos, pó de brita, cimento e canos geomecânicos de revestimento de 6,5”.

Segundo o secretário de Administração e Planejamento Gustavo Roberto Schroeder, a próxima etapa de implantação da rede de água comunitária será a vinda de uma máquina para fazer os testes de vazão e potabilidade da água, de forma que os poços atendam todas as exigências necessárias de qualidade da água para uso das famílias daquelas regiões.

(João Batista Machado de Lima – Assessor de Imprensa da Prefeitura de Ibirubá)

Postado em 30 março 2015 07:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop