Expodireto 2015 – Cultura, diversão e sustentabilidade são as marcas da parcela de Turismo Rural

Postado em 17 março 2015 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Observar e aproveitar as potencialidades, atendendo as demandas do meio rural e preservando o meio ambiente, bem como gerar renda para as famílias envolvidas na atividade, é a proposta da parcela de Turismo Rural da Emater/RS-Ascar na Expodireto 2015.

Nesta edição o espaço dedicado à parcela foi construído em parceria com o Consórcio Turístico Rota das Terras Encantadas, a qual engloba 16 municípios da região onde é realizada a Expodireto, sendo que seis estão sendo apresentados no espaço por meio de seus atrativos turísticos: Não- Me- Toque, Victor Graeff, Tapera, Selbach, Ibirubá e Quinze de Novembro.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenadora da parcela, Ana Maria Knoff, além da distribuição de material gráfico e exposição de fotos da Rota, outras atividades são desenvolvidas no espaço. “São realizadas ações como, por exemplo, a degustação de pratos típicos de cada município e a apresentação do humorista, Diego Horbach, que através do personagem Albino Wallsmaia conta histórias pitorescas e apresenta a Rota das Terras Encantadas para o público visitante”, expõe a extensionista.

Visitando a Expodireto pela primeira vez, a agricultora do município de São Martinho, Ágata Henkis, esteve no espaço da Emater/RS-Ascar. “Este espaço é muito bonito e organizado e essa apresentação é diferente, anima e deixa o dia menos cansativo, além de ser uma boa propaganda das rotas, isso encanta as pessoas”, observou a agricultura.

“O turismo rural vai além da visitação às propriedades ele passa pelo resgate da cultura e da gastronomia”, ressalta Ana. Dentro da Rota das Terras Encantadas existe o roteiro “Voltando ao passado” que compreende os municípios representados na Feira o qual resgata e valoriza as tradições gaúchas e as etnias alemã e holandesa.

A partir do tema central da Emater/RS-Ascar na feira “Caminhos para sustentabilidade” foi pensada a decoração do espaço físico dedicado à parcela com o reaproveitamento de materiais como, por exemplo, os paletes utilizados no transporte de materiais para a construção civil e madeira. “A decoração é no estilo rústico, desta forma queremos mostrar que esses materiais também podem proporcionar um ambiente elegante, agradável e com baixo custo”, finaliza a extensionista.

Além dos municípios com representação fixa na parcela há também outros municípios de diferentes regiões administrativas da Emater/RS-Ascar que realizam apresentações das suas potencialidades turísticas.

(Raquel Aguiar, Vanessa Almeida de Moraes e Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar)

Postado em 17 março 2015 07:26 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop