Expodireto: cultivo integrado e sustentável presente na parcela de horticultura da Emater/RS-Ascar

Postado em 17 março 2015 07:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Plantas repelentes de pragas das hortas, tomate industrial com grande quantidade de polpa e produção de morangos feita em bancadas, que facilita a limpeza e o manejo, são algumas das atrações da parcela de horticultura da Emater/RS-Ascar na Expodireto. Além disso, uma grande horta apresenta ao público visitante a produção de variedades como a cenoura, cebola, pimentas doces, melancia, abóboras, temperos verdes, rúcula, tomate e três variedades de batata-doce.

O cultivo de hortaliças para o consumo das famílias e para a comercialização é prática comum nas propriedades rurais e até mesmo nas cidades. A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Ana Paula Vargas Lopes, ressalta que o espaço aborda, além da orientação prática do cultivo, o valor nutricional dos alimentos e sua importância na alimentação. “A horta é um resgate da cultura dos nossos avós, que cultivavam os alimentos de forma limpa e isso tem atraído bastante a atenção do público, as pessoas sempre tem alguma dúvida e nós esclarecemos quanto a isso, orientamos sobre a importância de um alimento orgânico para a nossa saúde”, expôs a extensionista.

No espaço é possível observar o cultivo limpo de alimentos com a utilização de plantas repelentes como, por exemplo, a salsa, pimenta de jardim e cebolinha, que inibem o ataque de pragas na horta. Além disso, são realizadas orientações sobre a produção e a multiplicação de variedades e o público também pode obter no espaço mudas de batata-doce das espécies BRS Rubissol, BRS Cuia e BRS Amélia, todas com as sementes cedidas pela Embrapa. “Essas três variedades se adaptaram bem ao clima da nossa região. Contudo, a BRS Amélia demostrou um maior desenvolvimento, com um fruto maior”, completa Ana Paula. Essas três variedades estão sendo utilizadas nas receitas elaboradas na Cozinha Didática, nas oficinas de alimentação, outro espaço da Emater/RS-Ascar na feira.

Uma estufa, espaço onde é possível observar a técnica da condução para o cultivo de pepinos, tomate e morango semi-hidropônico, também é parte integrante da parcela. O cultivo do pepino e do tomate utiliza a condução por haste única, no primeiro o desponte é realizado após a emissão da segunda folha e no tomate a orientação é retirar os brotos laterais, desta forma o broto principal recebe maior quantidade de nutrientes, o que resulta em um fruto maior, mais atraente para a comercialização.

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Valdinei Bazeggio o destaque da estufa tem sido o cultivo dos morangos, produzido em substrato, sendo a adubação feita por meio da água. “Como ele é cultivado em bancadas, esse sistema facilita o manejo e a limpeza das mudas, além de possibilitar uma maior quantidade de mudas por espaço”, ressalta Bazeggio.

(Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar)

Postado em 17 março 2015 07:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop