Expoclara é primeira feira do RS a obter certificação CarbonOff

Postado em 17 março 2015 07:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A 10ª Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, Expoclara, que acontece de 23 a 26 de abril, no Parque da Fenachamp em Garibaldi, conta com uma novidade visando a sustentabilidade do evento, com o ingresso no programa CarbonOff. Através da certificação, o evento passa a ser o primeiro do gênero no Rio Grande do Sul a adotar a compensação da emissão de gás carbono gerado pelo programa.

O programa Evento CarbonOff consiste na compensação voluntária da quantidade de gás carbônico que será emitido durante o evento. Através de uma quantificação das emissões diretas e indiretas dos gases de efeito estufa (GEE) prevista para a feira e um acompanhamento durante o evento, é realizado um Plano de Gestão de GEE, realizando a compensação das emissões por meio da restauração de ambientes florestais ciliares.

As árvores deverão ser plantadas em áreas da Cooperativa Santa Clara ou associados, de acordo com orientações do programa. Um dos objetivos é que o plantio recupere áreas de proteção permanente (APPs) degradadas, de forma que o plantio resulte em conservação do solo e biodiversidade, manutenção e regularização de regimes hídricos, melhora da qualidade do ar e das condições de vida das comunidades envolvidas.

A certificação será realizada pela Innato Sistemas de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica, empresa de Canela (RS) especializada em serviços na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial.

EXPOCLARA

A Expoclara é a maior exposição de animais da raça holandesa do estado e tem por objetivo dar a oportunidade aos seus associados de seus animais serem avaliados e comparados aos de outros produtores, podendo ainda trocar experiências e valorizar seus rebanhos. O evento é uma vitrine para o trabalho de melhoramento genético desenvolvido pela Santa Clara em parceria com seus produtores associados.

Além da 10ª edição da Exposição Oficial e Julgamento de Gado Holandês e Jersey e da 10ª Exposição de Máquinas e Implementos Agrícolas, acontece ainda durante a exposição o 2º Concurso Jovem Puxador, voltado às crianças e adolescentes, o 6º Leilão Santa Clara de Raças Leiteiras, apresentações artísticas e culturais como teatro e show de Almir Sater.

Dentro do tema sustentabilidade que norteia o evento, será apresentado para estudantes da região o teatro “A Menina e a Cidade”, sobre a importância da preservação do meio ambiente e adoção de atitudes sustentáveis. Para complementar as ações, os professores receberão materiais sobre sustentabilidade para trabalhar em sala de aula.

Confira a programação e mais informações sobre o evento em www.coopsantaclara.com.br/expoclara.

(Virginia Silveira – Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara)

Postado em 17 março 2015 07:16 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop