El Niño pode estimular plantio precoce no Brasil, após clima seco

Postado em 28 agosto 2012 07:43 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Após um mês de agosto seco, as chuvas provocadas pelo fenômeno climático El Niño podem impulsionar uma grande safra de grãos no Brasil, segundo maior produtor mundial de soja, e aliviar os temores de uma escassez de alimentos no planeta.

Após dois anos de chuvas irregulares sobre o cinturão produtor de grãos do país durante o fenômeno La Niña, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, associado com o El Niño, elevou as esperanças de chuvas mais estáveis e abundantes a partir de setembro.

Analistas esperam uma recuperação sem precedentes da soja no Brasil este ano, com previsões climáticas, preços, e uma taxa de câmbio favorável encorajando apostas na soja, depois da seca deixar uma safra decepcionante de 65 milhões de toneladas na temporada passada.

Menos otimista, a consultoria Céleres espera que a safra de soja do Brasil produza um recorde de 78,1 milhões de toneladas, enquanto a Safras & Mercado prevê uma safra de 82,3 milhões de toneladas. O governo começa a realizar estimativas oficiais em outubro.

“Um ano de El Niño significa chuvas acima da média no centro e sul do Brasil”, disse Flávio França Jr, analista chefe de soja da Safras. “Estamos esperando que a colheita seja muito melhor que a do ano passado, o que é provável pois o clima estava péssimo.”

Uma colheita de soja 2012/13 recorde no Brasil, especialmente uma colheita precoce, seria bem-vinda globalmente, uma vez que a seca nos Estados Unidos fez com que os preços futuros da oleaginosa subissem, trazendo lembranças da crise alimentar de 2008.

Ainda que o plantio de soja antes de 15 de setembro seja contra a lei no Brasil, onde o governo reforça medidas para conter a propagação do fungo de ferrugem, produtores tentam semear o milho em agosto, se as chuvas permitirem.

“Tivemos produtores ligando para dizer que estão semeando milho. Com as chuvas possivelmente voltando em setembro, eles estão semeando a primeira safra de milho para aproveitar as chuvas que serão constantes até novembro”, disse a meteorologista Olivia Nunes, da Somar Meteorologia.

A organização de cooperativas Ocepar, do Paraná, segundo maior estado produtor de soja, estimou que a semeadura deve começar em 21 de setembro em 40 por cento da área, disse o gerente Flávio Turra.
Portal Dia de Campo

Postado em 28 agosto 2012 07:43 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop