VICTOR GRAEFF – Cuqueiras mantêm o sabor da tradição

Postado em 04 março 2015 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O 14º Festival Nacional da Cuca com Lingüiça, que ocorre de 09 a 13 de março, tem uma parada obrigatória, o estande das Cuqueiras de Victor Graeff.

A Associação que é formada por 6 associadas, juntamente com seus familiares, comercializa o tradicional produto de origem germânica. As associadas produzem de forma caseira as cucas.

No último ano elas produziram e comercializaram aproximadamente 3 mil cucas, cerca de 10% das cucas do evento, e para dar conta da demanda, elas adquiriram novos equipamentos e iniciam a produção do ingrediente principal do evento neste domingo, dia 08. A produção se estende até o último dia do evento, comercializando a cada dia cucas frescas para quem visita o festival.

Cada dia as associadas produzem o mesmo número de cucas cada, e coforme a demanda elas vão aumentando a produção, é o que explicou a extensionista da Emater de Victor Graeff Ana Maria Knoff. Ela salienta também que a renda da venda do produto é dividida entre as seis.

De acordo com a presidente da associação, Teresinha Kayser, as cucas são feitas nas casas das associadas, algumas utilizando fornos à lenha e outros a gás. O sabor e a consistência das cucas, que segundo ela são fofinhas, é por conta do uso de máquina sovadeiras, o restante do processo é artesanal.  Ela salienta que cada associada tem um diferencial em sua receita, cada uma da o seu toque pessoal.

A Associação
A Associação das Cuqueiras é apoiada pela EMATER juntamente com a Prefeitura Municipal de Victor Graeff.  No início o grupo de senhoras do meio rural que se reunia mais como uma forma de descontração, não imaginavam que hoje teriam seu produto reconhecido internacionalmente no tradicional Festival nacional da Cuca com Linguiça.  Apesar de informal a associação tem seu estatuto e regimento para incentivar o trabalho coletivo do grupo que produz e comercializa o produto típico da cidade.

Com o apoio da administração municipal e da EMATER, as seis atuais integrantes da associação já participaram de eventos em outras cidades para ficar por dentro do que acontece no ramo gastronômico, de cursos de boas praticas de fabricação e de práticas em fabricação de cucas para padronizar o produto que continua caseiro. Apesar de a produção ser individual o coletivismo é marca registrada no evento onde as produtoras não vendem a sua cuca, mas sim, o produto da associação para tornar-se a marca gastronômica típica de Victor Graeff.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Victor Graeff)

Postado em 04 março 2015 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop