Programa A União Faz a Vida realizou formações para marcar o início do ano letivo

Postado em 04 março 2015 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No mês de fevereiro, o Programa A União Faz a Vida promoveu os primeiros encontros com os professores das escolas da rede municipal, estadual e particular de Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Colorado e Quinze de Novembro. As formações contaram com a presença dos dirigentes da Sicredi Integração Rota das Terras RS, Celso Endres e Sérgio Luiz Tonello; da assessora de Programas Sociais do Sicredi, Laís Paulata; da prefeita de Quinze de Novembro, Nilva Lopes Maldaner; do prefeito de Colorado Lírio Riva; do gerente da Cotrijal de Colorado, Darci Algeri; das assessoras pedagógicas da Ulbra Carazinho, Eli Terezinha Xavier Donatti, Maria Eleni Lopes e Sandra Citolin; dos gerentes locais do Sicredi; das secretárias de Educação; e das coordenadoras locais do Programa.

Os encontros foram conduzidos pela pedagoga, Silvana Lehenbauer, com a temática “Vivenciar o aprendizado de forma diferente”. Silvana é mestre em Educação Especial pela Rosary College – Chicago University, doutora em Reformas e Inovações do Sistema Educacional pela Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, e assessora pedagógica da Fundação Sicredi.

Os educadores tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a metodologia de projetos, que propicia a construção de conhecimentos pela investigação própria dos alunos. Segundo Laís Paulata, a formação no início do ano letivo propicia ao educador a possibilidade de planejar as atividades do ano, envolvendo conteúdos e currículo, promovendo os projetos, com experiências de aprendizagem dinâmicas que possibilitam a realização de um trabalho estruturado e planejado antecipadamente.

Conforme Silvana, o desenvolvimento do trabalho com projetos nas escolas permite a formação de um indivíduo crítico, capaz de decidir e fazer escolhas. “A finalidade de um sistema educativo é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa para dar respostas aos problemas que a vida em sociedade coloca”, ressaltou.

Além da formação com os professores, a educadora Silvana e a assessora de Programas Sociais da Central Sicredi Sul, Cristiane Biscaino, realizaram um trabalho de vivência da metodologia de projetos com os gerentes, diretores e dirigentes da Sicredi Integração Rota das Terras. A atividade teve a finalidade de aproximar a equipe interna dos princípios que orientam o Programa, projetando a visão de mundo e a compreensão sobre o modo de organização econômica e social que se deseja.

(Assessoria de Comunicação da Sicredi Integração Rota das Terras)

Postado em 04 março 2015 07:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop