PASSO FUNDO – Equipe da UPF realiza check-up em animais do Gramado Zoo

Postado em 23 fevereiro 2015 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Entre os pacientes que passaram pela avaliação de saúde de rotina estiveram onças, pumas, macaco e quatis

Uma equipe formada por médicos veterinários, residentes e integrantes do Hospital Veterinário e do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas/UPF) foi parceira do Gramado Zoo, em Gramado, RS, na realização de um check-up de rotina nos animais abrigados. Entre os pacientes estiveram pumas, lobo-guará, gato-palheiro, quatis, três onças-pintadas, uma onça-preta e um macaco-prego. O procedimento de rotina é fundamental para se ter um mapeamento sobre a saúde dos animais e também realizar procedimentos quando houver necessidade.

Toda a equipe foi coordenada pela professora da UPF Michelli de Ataide. Ela explica que é rotina de qualquer veterinário fazer exames periódicos para conhecer a saúde dos animais cativos e domésticos. “Exames preventivos garantem a saúde de qualquer indivíduo. Se for detectado qualquer alteração precocemente, podemos atuar logo diminuindo o sofrimento animal. Em muitos deles fizemos pequenos procedimentos como limpeza de dentes para manter a saúde dentária e sistêmica”, exemplifica.

Outro procedimento realizado foi a esterilização de alguns animais tendo em vista a diminuição da natalidade em cativeiro, em função da dificuldade de se achar locais aptos para receber animais que necessitem manter-se em um zoológico ou criadouro. “A esterilização realizada em animais selvagens não é a castração simplesmente, e sim vasectomia ou ligadura tubária (dependendo do sexo do animal). O procedimento apenas interrompe a condução do espermatozoide ou do óvulo, mas a produção hormonal e a libido é mantida, já que muitos deles vivem em bandos e necessitam dos hormônios reprodutivos para manterem uma hierarquia no grupo”, esclarece. Além disso, no checkup de uma onça-pintada foi visualizado um nódulo cutâneo na região cervical que foi removido cirurgicamente e encaminhado para análise.

Parceria
A professora explica ainda que o curso de Medicina Veterinária da UPF possui uma parceria com o Gramado Zoo, principalmente por meio da disciplina de Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres. Essa parceria possibilita que muitos estudantes possam sair da sala de aula e ir para o campo de trabalho e vivenciar algumas situações da rotina da vida selvagem. “Justamente por isso e por sermos uma universidade de renome com um curso de Medicina Veterinária atuante na área, mantemos projetos de auxílio e realização de procedimentos. Isso favorece o zoológico e, consequentemente, o ensino e a extensão da UPF”, avalia a professora.

Equipe
A equipe da UPF foi composta pela professora Michelli de Ataide, professora e coordenadora dos residentes e do GEAS, as residentes da anestesiologia Indaia Bisognin e Marta Dal Moro, a residente da clínica médica Bianca Medeiros, e a estagiária do GEAS Bruna Sartor. Além disso, a equipe do Gramado Zoo, composta  por biólogos e tratadores, coordenada pelo  médico veterinário Renan Stadler, auxiliou em toda a logística de manejo dos animais. Toda atividade foi realizada no Hospital Veterinário do próprio zoológico. No total, 11 animais foram manejados em apenas dois dias durante o feriadão de Carnaval.

(Assessoria de Imprensa da Universidade de Passo Fundo)

Postado em 23 fevereiro 2015 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop