CRUZ ALTA – Patrimônio público volta a ser vandalizado

Postado em 13 janeiro 2015 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Até mesmo as leivas de grama foram arrancadas

Nem bem iniciou o ano de 2015 e o município de Cruz Alta já registra dois novos atos de vandalismo ao patrimônio público municipal. Os alvos foram as comunidades dos bairros Jardim Primavera e Acelino Flores.

Na semana passada a Academia de Saúde do Bairro Jardim Primavera foi atacada pela terceira vez, entre os equipamentos que sofreram danos estão a placa, a iluminação, as paredes que foram pichadas e, inclusive, as cleivas de grama foram arrancadas.

Durante o último final de semana foi furtado do prédio da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Acelino Flores a parte externa do climatizador.

A mais prejudicada com esses atos é a própria comunidade que fica sem os equipamentos e sem um lugar apropriado para o lazer até que o dano seja reparado o que demanda custo e mão-de-obra extra.

O município vem debatendo a situação com os órgãos de segurança para coibir esse tipo de crime cometido por uma parcela da população que não tem consciência do prejuízo que faz a própria comunidade.

Denúncias devem ser feitas ao número 190, pois o vandalismo representa crime contra o patrimônio público e é passível de punição. Quem praticar tal ato pode ser enquadrado no Capítulo IV, em seu artigo 163, inciso III, do Código Penal Brasileiro, por dano qualificado – cometido contra o patrimônio da União, Estado ou Município.

O Código Penal diz que é crime destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista. A pena para o ato de vandalismo contra o patrimônio público pode ser de seis meses a três anos de detenção e multa.

A população deve adotar atitudes responsáveis e denunciar os infratores, pois o dinheiro que é aplicado na recuperação das ações dos vândalos deixa de ser investido em setores como a saúde, educação, saneamento básico, entre outros.

(Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 13 janeiro 2015 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop